O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, participou nesta terça-feira (29.10) do LIDE Brazil Conference, em Londres, onde apresentou as potencialidades do estado para investidores internacionais. Durante o painel sobre agricultura e meio ambiente, Mendes defendeu punições mais severas para aqueles que cometem crimes ambientais e destacou o compromisso de Mato Grosso com a sustentabilidade.
“Temos que criar soluções rápidas para combater definitivamente as ilegalidades ambientais e tenho defendido leis mais duras contra aqueles que insistem nesses crimes”, afirmou o governador. Ele ressaltou que o combate à ilegalidade ambiental é fundamental para garantir a imagem do Brasil no exterior e atrair mais investimentos.
Mato Grosso, segundo Mendes, já é um exemplo de sucesso em termos de preservação ambiental e produção agrícola. O estado possui 60% de seu território preservado e é o maior produtor de soja do mundo. “Se fôssemos um país, seríamos o oitavo maior produtor de alimentos do mundo”, destacou o governador.
Além da agricultura, Mendes apresentou o potencial de Mato Grosso nas áreas de mineração, infraestrutura e indústria de proteínas. Ele também anunciou um pacote de concessões rodoviárias de mais de 2 mil quilômetros, que visa impulsionar o crescimento da economia do estado.
O governador criticou a falta de compromisso dos países ricos com o meio ambiente e defendeu que todos os países devem fazer sua parte para mitigar os efeitos das mudanças climáticas. “Já estamos indo para a 29ª Conferência do Clima, a COP, mas ao longo de tantos anos os grandes países do planeta não fizeram a sua parte”, afirmou Mendes.