O governador Pedro Taques exonerou, nesta quarta-feira (19), o secretário de Meio Ambiente (Sema), André Baby, a pedido dele. Baby foi preso nessa terça-feira (18) durante nova fase da Operação Polygonum, suspeito de fraudar o Sistema Mato-grossense de Cadastro Ambiental Rural (Simcar).
O governo afirmou que a troca de secretário não vai provocar prejuízos nos trabalhos da Sema, já que os relatórios de gestão e de transição estão finalizados.
Pedro Taques ainda não definiu quem será o substituto de Baby.
Sobre a prisão do secretário, o governo afirmou que a Sema, desde o início das investigações, trabalha em parceria com os órgãos de controle para apurar as eventuais fraudes no Simcar.
Ainda conforme a nota, a Sema implantou o Simcar em 2016, permitindo o cadastro e validação de áreas rurais e posterior encaminhamento para o Programa de Regularização Ambiental (PRA) dos imóveis que necessitam recuperar áreas degradadas;
Segundo o governo, os 595 cadastros sob suspeita estão em auditoria e desde o dia 23 de novembro a pasta vem conferindo publicidade e transparência aos registros que foram cancelados ou reativados, por meio do Diário Oficial.
A Sema criou um Grupo de Trabalho com a participação de diversas entidades, entre elas o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-MT) e o Ministério Público Estadual (MPE), para melhorias no sistema.
O Governo de Mato Grosso se colocou à disposição da Justiça e dos demais órgãos de controle para prestar quaisquer esclarecimentos.