O presidente em exercício, Geraldo Alckmin, inaugurou nesta sexta-feira (24) a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Cáceres, em Mato Grosso. A ZPE, que é a quarta em operação no Brasil, recebeu investimentos de R$ 51,3 milhões e ocupa uma área de 240 hectares.
Alckmin destacou a importância estratégica da localização, próxima à fronteira, para facilitar e dar vantagens econômicas aos setores exportadores.
“Os setores que exportam, estando numa ZPE, eles têm uma facilidade, tem um ganho do ponto de vista econômico que ajuda no processo da exportação. E nós estamos aqui quase na fronteira, então, é extremamente importante”, explicou.
Benefícios fiscais e agregação de valor
ZPEs são áreas de livre comércio voltadas à produção de bens e serviços para exportação. As empresas que se instalam nesses espaços garantem a suspensão do recolhimento de impostos e tributos na aquisição de insumos e matérias-primas, que se convertem em isenção ou alíquota zero caso o produto final seja de fato exportado.
O presidente em exercício ressaltou o potencial de Cáceres — um município de vasta extensão territorial — para atrair agroindústrias, visando agregar valor à produção local. “Se eu sou campeão na agropecuária, eu vou agregar valor para poder gerar mais emprego e melhorar a renda”, argumentou.
A ZPE de Cáceres já conta com uma empresa operando, a TRC Agroflorestal, focada na produção de placas de madeira e teca.
Conexão sul-americana e hidrovia
A localização da ZPE de Cáceres é estratégica por integrar a Rota do Quadrante Rondon, um programa do governo federal que busca otimizar a logística e fortalecer o comércio com países vizinhos e a Ásia.
Alckmin também se comprometeu a dialogar com o Ministério dos Portos e Aeroportos para destravar a Hidrovia Paraguai-Paraná, via fluvial essencial para conectar cinco países sul-americanos. Segundo ele, o investimento necessário para desassorear e melhorar o calado no trecho entre Cáceres e Corumbá (MS) é fundamental para garantir a eficiência econômica, reduzir custos logísticos e integrar modais de transporte.


















