Geraldo Alckmin inaugura Zona de Processamento de Exportação no Mato Grosso

Alckmin destacou a importância estratégica da localização, próxima à fronteira, para facilitar e dar vantagens econômicas aos setores exportadores.

Fonte: CENÁRIOMT

Geraldo Alckmin inaugura Zona de Processamento de Exportação no Mato Grosso

O presidente em exercício, Geraldo Alckmin, inaugurou nesta sexta-feira (24) a Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Cáceres, em Mato Grosso. A ZPE, que é a quarta em operação no Brasil, recebeu investimentos de R$ 51,3 milhões e ocupa uma área de 240 hectares.

Alckmin destacou a importância estratégica da localização, próxima à fronteira, para facilitar e dar vantagens econômicas aos setores exportadores.

[Continua depois da Publicidade]

“Os setores que exportam, estando numa ZPE, eles têm uma facilidade, tem um ganho do ponto de vista econômico que ajuda no processo da exportação. E nós estamos aqui quase na fronteira, então, é extremamente importante”, explicou.

Benefícios fiscais e agregação de valor

ZPEs são áreas de livre comércio voltadas à produção de bens e serviços para exportação. As empresas que se instalam nesses espaços garantem a suspensão do recolhimento de impostos e tributos na aquisição de insumos e matérias-primas, que se convertem em isenção ou alíquota zero caso o produto final seja de fato exportado.

O presidente em exercício ressaltou o potencial de Cáceres — um município de vasta extensão territorial — para atrair agroindústrias, visando agregar valor à produção local. “Se eu sou campeão na agropecuária, eu vou agregar valor para poder gerar mais emprego e melhorar a renda”, argumentou.

[Continua depois da Publicidade]

A ZPE de Cáceres já conta com uma empresa operando, a TRC Agroflorestal, focada na produção de placas de madeira e teca.

Conexão sul-americana e hidrovia

A localização da ZPE de Cáceres é estratégica por integrar a Rota do Quadrante Rondon, um programa do governo federal que busca otimizar a logística e fortalecer o comércio com países vizinhos e a Ásia.

Alckmin também se comprometeu a dialogar com o Ministério dos Portos e Aeroportos para destravar a Hidrovia Paraguai-Paraná, via fluvial essencial para conectar cinco países sul-americanos. Segundo ele, o investimento necessário para desassorear e melhorar o calado no trecho entre Cáceres e Corumbá (MS) é fundamental para garantir a eficiência econômica, reduzir custos logísticos e integrar modais de transporte.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-dayelle
Graduada em Jornalismo pela Faculdade La Salle em Lucas do Rio Verde (MT), atuou como estagiária na Secretaria Municipal de Educação. Desde 2010 trabalha na redação e, atualmente, é repórter e redatora do CenárioMT nas editorias Mundo, Mato Grosso e Cidadania. Para dúvidas, correções ou sugestões de pauta, entre em contato: [email protected]