Gavião-carijó passa por cirurgia para retirar bala após levar tiro no peito em MT

Fonte: G1 MT

Foto: Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)/Assessoria

Um gavião-carijó foi resgatado e passou por cirurgia depois de levar um tiro no peito em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá.

De acordo com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), um projétil de 1 centímetro de diâmetro foi removido do peito de um gavião. O resgate ocorreu na semana passada e foi divulgado nessa quarta-feira (11).

[Continua depois da Publicidade]

O procedimento cirúrgico foi feito pela equipe do Hospital Veterinário (Hovet) da instituição.

O animal chegou ao hospital gravemente ferido e precisou passar por uma cirurgia, após ser resgatado pela Polícia Ambiental e pela Secretaria de Estado de Meio-Ambiente (Sema) em Várzea Grande, mas já se recupera e deve estar apto a retornar para a natureza em breve.

[Continua depois da Publicidade]

De acordo com a médica veterinária responsável pela operação, Thais Morgado, a esfera de chumbo atingiu o osso do peito e desviou para debaixo da clavícula do animal, sem comprometer órgãos ou fraturar os ossos.

Quando foi resgatado, o animal já estava com perda de peso e parte do ferimento havia necrosado.

Segundo a médica, o tecido necrosado foi retirado e a ferida, contaminada, recebeu curativo. Apesar do quadro, o gavião se recupera bem e ganha peso aos poucos. A expectativa é de que ele seja devolvido à natureza em poucas semanas.

Natural da fauna brasileira e, portanto, protegido pela Lei de Crimes Ambientais, o gavião-carijó é uma ave de rapina de bico forte e garras afiadas, inserida em seu nicho com o papel de regular a população de roedores e aves pequenas.

Para a médica, além de criminosa, a perseguição desses animais por diversão é cruel.

Não foi a primeira vez que o Hovet recebeu animais silvestres abatidos por arma de fogo ou estilingue. Na maioria das vezes os animais morreram.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-dayelle
Graduada em Jornalismo pela Faculdade La Salle em Lucas do Rio Verde (MT), atuou como estagiária na Secretaria Municipal de Educação. Desde 2010 trabalha na redação e, atualmente, é repórter e redatora do CenárioMT nas editorias Mundo, Mato Grosso e Cidadania. Para dúvidas, correções ou sugestões de pauta, entre em contato: [email protected]