Gatos-mouriscos resgatados durante queimadas de 2020 são soltos em Barão de Melgaço

Os animais foram resgatados em Rondonópolis, sem ferimentos, mas por serem filhotes não puderam ser devolvidos de forma imediata ao seu habitat

Fonte: Renata Prata | Sema/MT

Waldo Troy/Sema-MT
Waldo Troy/Sema-MT

Dois gatos-mouriscos foram soltos nesta quinta-feira (09.03) em Barão de Melgaço. Os felinos, um macho e uma fêmea, foram resgatados em 2020 durante o período de queimadas e levados para uma área ecológica até estarem aptos para a soltura branda.

Os animais silvestres foram resgatados na região de Rondonópolis pela Coordenadoria de Fauna da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), após serem encontrados por um morador da região.

Apesar de não estarem feridos ao serem resgatados, os felinos eram filhotes e foram achados sozinhos, sem os pais, o que impossibilitou a reintegração imediata à natureza. Desta forma foram levados à pousada Rio Mutum, em Barão de Melgaço, onde ficaram abrigados por três anos, até o início da soltura nesta quinta-feira. A ação foi coordenada pela Sema e acompanhada pela ONG Ampara Silvestre.

Na soltura branda o animal silvestre tem as grades do alojamento em que está instalado abertas e vai se adaptando progressivamente com o ambiente até estar seguro para voltar ao seu habitat natural. Durante este período o animal é monitorado pelo órgão ambiental.

“A soltura branda está ocorrendo no mesmo local em que os gato-mouriscos foram cuidados. Nós abrimos o recinto em que os felinos estavam abrigados e eles vão ficar ali transitando até o momento de irem embora sozinhos”, explica o Gerente de Fauna da Sema, Waldo Troy.

O gato-mourisco está na portaria 148 do Ministério do Meio Ambiente classificado como espécie vulnerável.

Recomendações para quem encontrar animal silvestre

A Sema orienta que solicitações de resgate e denúncias de animais silvestres devem ser realizadas por meio do número 190, da Polícia Militar ou 193, do Corpo de Bombeiros.

 

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.