Garimpo Ilegal: Operação interdita atividade em Mato Grosso

Ação policial apreende maquinários pesados e prende dois envolvidos por crimes ambientais e corrupção

Fonte: CenárioMT

Garimpo Ilegal: Operação interdita atividade em Mato Grosso
Garimpo Ilegal: Operação interdita atividade em Mato Grosso - Foto: Polícia Civil

Durante uma operação realizada neste domingo (13), a Polícia Civil de Mato Grosso desarticulou uma atividade de garimpo ilegal em área de mata no município de Conquista D’Oeste, no sudoeste do estado. Equipamentos de grande porte foram apreendidos no local, utilizado para extração clandestina de minérios em terras públicas.

A operação ocorreu após denúncia de uso de maquinários furtados na região de fronteira do Mato Grosso. No decorrer da ação, duas pessoas foram presas em flagrante por desmatamento, exploração ilegal de recursos minerais e corrupção ativa.

Equipes das delegacias de Pontes e Lacerda e de Vila Bela da Santíssima Trindade se deslocavam pela região quando avistaram uma caminhonete parcialmente obstruindo a via, possivelmente usada como alerta para a presença policial. No interior da mata, os agentes constataram intensa movimentação de máquinas, além de terem sido alvo de disparos de arma de fogo oriundos da vegetação.

No local, foram apreendidas três escavadeiras, uma pá carregadeira, duas escavadeiras camufladas entre árvores e dois contêineres de mil litros com óleo diesel. Os equipamentos estavam em pleno funcionamento na área de exploração.

Um dos detidos, de 54 anos, era responsável pela operação do garimpo e por outras três frentes de extração ilegal. O segundo, de 41 anos, tentou subornar os policiais com 500 gramas de ouro para encerrar a ação, o que configurou corrupção ativa.

Ambos foram levados para a 1ª Delegacia de Pontes e Lacerda, onde foram autuados em flagrante. Os maquinários apreendidos estão sendo removidos com o auxílio de caminhões pranchas.