Um confronto violento marcou a operação de combate ao garimpo ilegal na Terra Indígena Sararé, em Mato Grosso.
Na madrugada deste sábado (28/9), servidores do Ibama e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) foram atacados a tiros por garimpeiros, resultando na morte de cinco criminosos.
A operação, iniciada na segunda-feira (23/9), tem como objetivo combater a intensa atividade de garimpo ilegal na região, que causa graves danos ambientais e viola os direitos dos povos indígenas Nambiquara, que habitam a área.
Intenso confronto em Mato Grosso
Durante o confronto em Mato Grosso, as equipes federais apreenderam um arsenal de guerra, incluindo fuzis, submetralhadoras, pistolas e revólveres. Além das armas, foram apreendidos diversos equipamentos utilizados no garimpo, como escavadeiras, caminhonetes e motores.
A TI Sararé, com seus 67 mil hectares, é uma das áreas mais devastadas pelo garimpo ilegal no Brasil. Desde 2021, mais de 1,9 mil hectares foram destruídos pela exploração de ouro, causando um impacto ambiental irreparável.
A violência na região é crescente. Na segunda-feira (23), antes mesmo do confronto com as autoridades, quatro pessoas morreram em um confronto entre grupos criminosos rivais que disputam o controle das áreas de garimpo.