Gafanhotos atacam cajueiros e mangueiras em Mato Grosso

Fonte: OLHAR DIRETO

1 660

Uma infestação de gafanhotos tem preocupado os moradores do bairro Quintas do Bandeira, em Cuiabá. Um vídeo feito pela presidente da Associação de Moradores, Josefina de Almeida, mostra os animais em uma árvore. Segundo ela, a “nuvem” prejudicou a produção de frutos que são a matéria prima para os doces da região.

As imagens foram feitas em um local próximo à MT 402, na estrada da Votorantim, na última quinta-feira (27). “Eles estão ‘torando’ os cajueiros, mangueiras, as horas. O pessoal até passa veneno, mas quando morre um, chegam outros”, lamentou a presidente.

“A gente está com medo porque aquela região onde eu moro o pessoal vive de doce. É época de caju, manga, e faz muito doce. Esse ano não tem! Estão acabando com tudo! Inclusive na minha chácara o cajueiro está torado”, explica Josefina. Segundo ela, o gafanhoto come as folhas e frutos, e as árvores ficam improdutivas.

Segundo a Fiocruz, o gafanhoto é a pior praga da agricultura brasileira. Ele só anda em bando, e “é capaz de comer o correspondente a seu peso por dia. Se alimentam desde gramíneas e pastagens até roupas e móveis”. Recentemente, uma nuvem de gafanhotos assustou a Argentina e o Uruguai, e chegou a se aproximar do Brasil.

Sou Dayelle Ribeiro, redatora do portal CenárioMT, onde compartilho diariamente as principais notícias que agitam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Com um olhar atento para os eventos locais, meu objetivo é informar e conectar as pessoas com o que acontece em suas cidades. Acredito no poder da informação como ferramenta de transformação e estou sempre em busca de trazer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores. Vamos juntos explorar as histórias que moldam nosso estado!