O Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), força-tarefa permanente constituída pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso, Polícia Judiciária Civil, Polícia Militar, Polícia Penal e Sistema Socioeducativo, deflagrou nesta quinta-feira (22) mais uma operação contra membros de uma facção criminosa que atua na capital e interior do estado. Denominada “Extremum Agmen”, expressão que em latim significa “Fim da Linha”, a operação cumpre 10 mandados de prisão preventiva e 14 de busca e apreensão.
As ordens judiciais, conforme o Gaeco, estão sendo cumpridas em Cuiabá, Juara, que inclusive possuía um núcleo de lideranças da facção criminosa, e em Sinop. Já foram presas nove pessoas e cumpridos 10 mandados de busca e apreensão. Entre os itens apreendidos, estão vários celulares e documentos.
Ao todo, 40 agentes estão envolvidos na operação. Na Capital, a ação contou com a participação de agentes do Gaeco e policiais da Ronda Ostensiva Tático Móvel (Rotam) da Polícia Militar. Em Sinop, além da equipe do Gaeco, policiais militares da Força Tática auxiliaram no cumprimento dos mandados judiciais. Em Juara, policiais militares da Força Tática do Comando Regional de Juína também participaram da operação. Policiais penais que atuam nas cadeias públicas e presídios localizados nos três municípios que tiveram alvos também contribuíram para a realização da operação.