G20 da Agricultura reúne líderes em Mato Grosso para discutir futuro da produção global de alimentos

Fonte: CENÁRIOMT

G20 da Agricultura reúne líderes em Mato Grosso para discutir futuro da produção global de alimentos
G20 da Agricultura reúne líderes em Mato Grosso para discutir futuro da produção global de alimentos FOTO:AUDIOVISUAL G20

O estado de Mato Grosso será palco de um importante encontro internacional: a etapa final do Grupo de Trabalho de Agricultura do G20 Brasil. A programação contará com a participação de ministros da Agricultura de diversos países, reunidos para debater o futuro da produção de alimentos no mundo.

O Brasil, um dos maiores produtores agrícolas do planeta, foi escolhido para sediar o evento devido à sua importância no cenário global. O estado de Mato Grosso, em particular, se destaca pela produção de soja, milho e algodão, além de possuir o maior rebanho bovino do país.

As discussões do G20 estarão concentradas em quatro eixos principais: a busca por sistemas agroalimentares mais sustentáveis, a ampliação do comércio internacional para garantir a segurança alimentar, o reconhecimento do papel da agricultura familiar e a promoção da pesca e aquicultura de forma sustentável.

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, liderará as atividades do grupo, que contará com a participação de diversas instituições, como o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).  

A expectativa é que o encontro resulte em uma Declaração Ministerial, que traçará as diretrizes para o futuro da agricultura no âmbito do G20. Para facilitar a cobertura jornalística, serão oferecidos traslados de ida e volta entre Cuiabá e o local do evento.

Cobertura do G20 em Mato Grosso

cenariomt 1

Jornalistas interessados em cobrir a etapa final do Grupo de Trabalho de Agricultura do G20 Brasil, que será realizada em Mato Grosso, já podem realizar o credenciamento. O evento, que acontecerá entre os dias 10 e 14 de setembro em Chapada dos Guimarães, reunirá ministros de diversos países para discutir o futuro da agricultura global.

Nos primeiros dias do encontro, serão realizadas atividades preparatórias para a redação da Declaração Ministerial, que será debatida e aprovada pelos ministros nos dias 12 e 13 de setembro. A declaração deverá traçar as diretrizes para o futuro da agricultura no âmbito do G20, abordando temas como sustentabilidade, segurança alimentar e o papel da agricultura familiar.

Para facilitar a cobertura jornalística, os profissionais terão acesso a briefings, falas de abertura e coletivas de imprensa. Além disso, serão disponibilizados traslados de ida e volta entre Cuiabá e o local do evento.

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).