Ex-secretário de saúde de Cuiabá, o médico de Família e Comunidade, Werley Peres, alerta que a fumaça causada pelas queimadas pode agravar o quadro respiratório de pessoas que têm asma, bronquite e rinite e, principalmente, quem está em tratamento contra a covid-19.
Em entrevista ao na manhã deste sábado (25), dia que a baixada cuiabana foi tomada pela fumaça que vem de uma queimada de grandes proporções no Pantanal, Peres disse que os sintomas mais comuns provocados pela inalação desta fumaça são dificuldade para respirar, tosse, dor de garganta, dor de cabeça, ardência nos olhos e congestão nasal. Segundo médico, devido aos sintomas, muitas pessoas podem acabar procurando o pronto-atendimento no momento de crise, já que alguns dos sintomas são similares aos da covid.
“Mais um desserviço que a queimada faz para a população, seja ela urbana ou rural. A fumaça é uma tempestade, pois piora o quadro de quem já está com a doença [Covid-19] ou as que correm risco de pegar, ou seja, não é benéfica para ninguém”, destacou.
“Você vai ter um número maior de pessoas procurando o pronto-atendimento nos próximos dias com quadro respiratório que muitas vezes o médico pode pensar ser covid”, acrescentou.
O médico ressaltou que é necessário tomar cuidados durante o período de queimadas, principalmente quem tem problemas respiratórios. Ele recomenda que todos devem beber bastante água e umidificar o ambiente para ajudar a minimizar os efeitos que a fumaça traz para a saúde. Além disso, o médico orienta as pessoas a usarem a máscara facial.
“A máscara ajuda um pouco, da uma filtrada pelo mesmo nas partículas maiores da fumaça. É importante umidificar os quartos e áreas da casa jogando água no chão, molhando toalhas e deixando toalhas molhadas e até baldes de água próximos à cama. Todos devem beber bastante água, pois têm produtos tóxicos que a gente inala com essa fumaça, e a água ajuda na produção de muco para expulsar as substâncias tóxicas”, explicou.
Cortina de fumaça
O sábado (25) amanheceu com o clima insuportável na Capital. Apesar de uma queda brusca na temperatura, o vento ajudou a trazer para Cuiabá a fumaça de queimadas de grandes proporções no Pantanal Mato-grossense. Somando às inúmeras queimadas na área urbana, o céu está completamente encoberto por fumaça e o sol praticamente não consegue aparecer.