A Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) lamentou via rede social, na tarde desta sexta-feira (12), acusações feitas pelo governador Mauro Mendes (DEM) e destinadas ao ao prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB).
“A FNP trabalha historicamente para que as relações federativas sejam profícuas na construção de políticas públicas e iniciativas que beneficiem a população. Por isso, lamenta que no Mato Grosso as relações entre o Estado e a capital, Cuiabá, estejam tão desgastadas ao ponto de chegar à ofensa pessoal do governador ao prefeito em uma entrevista.”, diz em trecho da postagem.
A entidade, dirigida por prefeitos, que representa municípios acima de 80 mil habitantes e regiões metropolitana, declarou ainda que tem como premissa o respeito. “Nossa federação tem como alicerce a harmonia entre os Entes. É com as premissas do respeito e do diálogo que as relações políticas devem ser estabelecidas”, asseverou.
O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, informou nesta sexta-feira que as reações ao que chama de agressões se dará exclusivamente no âmbito da Justiça, feita por meio de uma representação para enquadramento na Lei de Contravenções Penais perante o Ministério Público Federal e outras que se fizerem necessárias.
”Entendo que é a hora de todos os poderes, instituições, órgãos de controle e sociedade civil organizada concentrarem esforços para enfrentar esse vírus que atinge o planeta. A união precisa ser mais que um slogan; hoje ela é uma necessidade”, finalizou.
Nos últimos dias o governador Mauro Mendes afirmou que o emedebista teria falsificado um balanço da prefeitura, referente ao ano de 2019. O democrata chamou Emanuel de “malandro de carteirinha”.