O professor de Climatologia do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), doutor Rodrigo Marques, explica que a chuva é uma consequência da frente fria que avançou do Chile e chegará a Mato Grosso, provavelmente, na segunda-feira (24), causando queda brusca nas temperaturas.
Na segunda-feira, a chuva dará lugar ao frio, com os termômetros devendo chegar aos 16ºC, provavelmente durante a noite ou madrugada e subindo durante o dia aos 26ºC. Na terça-feira, a mínima apontada é a mesma do dia anterior. A máxima para este dia é de 28ºC.
“Esta chuva é anterior ao frio, mas só ocorre por conta da frente fria. Quando fica com nuvens da Amazônia até o Sudeste, como está acontecendo, é o que chamamos de Zona de Convergência de Umidade. No momento em que a frente fria alinha as instabilidades que existem, isso ajuda a puxar a umidade da Amazônia para Mato Grosso”, pontuou o professor.
Cuiabá voltou a bater o recorde de dia mais frio do ano no dia 06 de maio, confirmando as previsões que apontavam para tal possibilidade por conta da friagem que atingiu praticamente todo Mato Grosso. A capital mato-grossense marcou, na madrugada, 14,3ºC.