As forças de segurança cumpriram, na manhã desta quarta-feira (14.04), três mandados de prisão, em Confresa e em Vila Rica, distantes 1.180 km e 1.320 km ao Nordeste de Cuiabá, respectivamente. As prisões fazem parte da Operação Integrada Salutem, deflagrada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) e que contempla municípios da Região Integrada de Segurança Pública (Risp) 10.
Em Confresa, um mandado de prisão foi cumprido em desfavor de uma pessoa envolvida em crime de roubo no estado de Tocantins (TO), e um por enquadramento na Lei Maria da Penha. Foram cumpridos também cinco mandados de busca e apreensão. Seis pessoas foram conduzidas para prestar esclarecimento, todas alvos das investigações em andamento, com as quais foram apreendidos alguns objetos ilícitos receptados. Os mandados são referentes a investigações conduzidas pela Delegacia de Polícia e pela Delegacia de Roubos e Furtos (DERF) de Confresa.
Os policiais também encontraram dispositivos de informática contendo provas dos crimes investigados.
“Foram alvos dos mandados pessoas que têm envolvimento com tráfico de drogas, receptação de aparelhos celulares roubados e receptação de fios de energia elétrica. Um dos conduzidos, que foi ocasionalmente encontrado em uma das residências, é suspeito da participação em um homicídio”, ressaltou o titular da DERF de Confresa, delegado Bruno Gomes Borges.
Já em Vila Rica, foi cumprido um mandado de prisão por crime de estupro de vulnerável. Foram feitas mais representações pela Polícia Judiciária Civil (PJC-MT), mas os mandados ainda não foram deferidos.
“Estamos no aguardo de deferimento pelo Poder Judiciário e a expectativa é dar andamento e ter mais mandados cumpridos nos próximos dias”, explicou o titular da Delegacia de Vila Rica, delegado José Ramon Leite.
Os policiais cumpriram ainda mandados de busca e apreensão em Santa Terezinha, Canabrava do Norte e em Alto da Boa Vista, sendo um mandado em cada. Além das cidades já citadas, as ações ostensivas continuam na tarde desta quarta-feira, nos demais municípios que compõem a Risp 10: São Félix do Araguaia, Porto Alegre do Norte, Canabrava do Norte, Luciara, Novo Santo Antônio, São José do Xingu e Santa Cruz do Xingu.
Segundo o comandante adjunto do Comando Regional 10 da Polícia Militar (PM-MT), tenente-coronel PM Roosevelth Fabiano Oliveira Escolástico, os policiais militares prestaram apoio aos cumprimentos de mandados e, no período da tarde, após o lançamento oficial da operação, farão o trabalho ostensivo.
“Vamos saturar as áreas, abordar os locais que apresentam maiores índices criminais, com abordagens, a parte mais operacional mesmo”.
Integração
A Operação Salutem visa o enfrentamento aos crimes de roubo de veículos, cargas e agrotóxicos; furtos; tráfico de drogas; homicídios; transporte irregular de cargas; porte ilegal de arma de fogo; descumprimento de medidas sanitárias, dentre outros.
Participam da ação, coordenada pela Adjunta de Integração Operacional da Sesp-MT, os órgãos de segurança estaduais: Polícia Militar (PM-MT), Polícia Judiciária Civil (PJC-MT), Corpo de Bombeiros Militar (CBM-MT), Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT).
No âmbito federal, integra a operação a Polícia Rodoviária Federal (PRF), com o objetivo de fortalecer a intervenção nos perímetros de circunscrição das rodovias federais e estaduais. A Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-MT) e o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT) também participam.