Força-tarefa fiscaliza 24 empresas em Mato Grosso e outros estados contra uso de metanol em bebidas

O principal objetivo da Operação Alquimia é coletar e analisar amostras dos produtos fabricados nas unidades fiscalizadas para atestar a regularidade de suas composições químicas.

Fonte: CENÁRIOMT

Força-tarefa fiscaliza 24 empresas em Mato Grosso e outros estados contra uso de metanol em bebidas

Uma força-tarefa composta por Polícia Federal (PF), Receita Federal, Ministério da Agricultura e ANP deflagrou nesta quinta-feira (16) a Operação Alquimia.

O objetivo é fiscalizar 24 empresas do setor sucroalcooleiro, importadores e distribuidores de metanol em cinco estados, incluindo Mato Grosso, para rastrear o uso ilegal da substância na fabricação de bebidas alcoólicas.

[Continua depois da Publicidade]

A operação ocorreu nos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Em Mato Grosso, a ação se concentrou na cidade de Várzea Grande.

Risco à saúde pública e ligação com fraude em combustível

A Operação Alquimia é um desdobramento das ações Boyle e Carbono Oculto, que investigaram o esquema de organizações criminosas na adulteração de combustíveis com metanol.

[Continua depois da Publicidade]

De acordo com a Receita Federal, há fortes indícios de que esse metanol, desviado de importações e repassado por empresas de fachada, esteja sendo utilizado na fabricação clandestina de bebidas alcoólicas, o que representa um alto risco à saúde pública.

Coleta de amostras para investigação

O principal objetivo da Operação Alquimia é coletar e analisar amostras dos produtos fabricados nas unidades fiscalizadas para atestar a regularidade de suas composições químicas.

Segundo a Polícia Federal, os resultados servirão para subsidiar as investigações sobre os eventos de desvio e contaminação de bebidas alcoólicas por metanol, que vêm sendo apurados desde o início de setembro.

Entre os alvos da ação, que mobilizou 80 policiais e 70 servidores dos demais órgãos, estão: importadores, terminais marítimos, empresas químicas, destilarias e usinas, selecionadas com base no potencial de envolvimento na cadeia irregular do metanol.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-dayelle
Graduada em Jornalismo pela Faculdade La Salle em Lucas do Rio Verde (MT), atuou como estagiária na Secretaria Municipal de Educação. Desde 2010 trabalha na redação e, atualmente, é repórter e redatora do CenárioMT nas editorias Mundo, Mato Grosso e Cidadania. Para dúvidas, correções ou sugestões de pauta, entre em contato: [email protected]