Um caminhão foi flagrado na manhã desta quarta-feira (10 de dezembro) descartando indevidamente uma grande quantidade de resíduos de construção e outros materiais no Depósito Municipal de Entulhos (DME) de Sorriso.
A regra é clara: o DME só pode receber resíduos sólidos de pequenos geradores (como lixo seco e volumosos). A carga, devido ao seu volume, deveria ter sido destinada a empresas especializadas e licenciadas para destinação final.
Diante do desrespeito à norma, uma equipe do Núcleo Integrado de Fiscalização (NIF)—que incluiu servidores da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Sama) e da Guarda Municipal de Trânsito (GMT) — compareceu ao local. A equipe solicitou a imediata retirada da carga, ordem que foi prontamente acatada pelo condutor, que corria o risco de responder por crime ambiental em caso de descumprimento.
O DME, que antigamente era o DMEG (Depósito Municipal de Entulhos e Galhadas), teve suas regras alteradas após o seu fechamento para “grandes geradores” em 2023. Essa mudança foi imposta por decisões da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, após provocação do Ministério Público Estadual (MPE), devido a autuações e um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) vigente desde 2013.
Atualmente, o DME só recebe os resíduos de pequenos geradores e os provenientes da coleta municipal de móveis, eletrodomésticos velhos e restos de limpeza de jardins. As galhadas não podem mais ser levadas para o local, devendo ser encaminhadas a empresas licenciadas, uma vez que o DME não recebe mais “galhadas”.
Essa restrição acompanha a assinatura, em 17 de novembro, do termo de cooperação 001/2025 entre a Prefeitura (Sama) e a Sema. Sorriso é o primeiro município de Mato Grosso a firmar esta parceria, que visa o aproveitamento de resíduos florestais e da Construção Civil (RCC). Esse aproveitamento possibilitará a geração de créditos no Sistema SISFLORA.
Em caso de dúvidas sobre o que pode ou não ser descartado no DME, a população deve contatar o programa Eco Sorriso pelo telefone (66) 99603-7730.





















