A guarnição de serviço foi até o local onde o homem se encontrava e se deparou com um animal filhote até então de espécie desconhecida, mas posteriormente foi confirmado que se tratava de cachorro-do-mato-vinagre, um animal raro ameaçado de extinção. De posse do animal, a equipe fez contato com uma clínica veterinária para avaliar as condições de saúde do mesmo, onde ficou sob cuidados veterinários.
Após avaliação do seu estado, constatou que ele estava saudável. Em seguida guarnição fez a entrega à Sema, que ficou responsável por alojar o animal em local adequado para a sua sobrevivência.
Cachorro-vinagre
É o menor canídeo do Brasil. São considerados os mais sociais dos canídeos de pequeno porte. Possui atividade principalmente diurna, buscando alimento em casais ou em pequenos grupos que variam de 2 a 12 indivíduos. Esta espécie é monogâmica. Possuem um padrão reprodutivo contínuo e não sazonal influenciado por fatores sociais.
O corpo mede de 57 a 75 cm, com cauda de 11 a 15 cm e o peso varia entre 5,5 e 8,5 kg. É um animal de pequeno porte, baixo e robusto, com o focinho curto e orelhas pequenas e arredondadas. Possui cauda moderadamente espessa, muitas vezes com ponta preta e escura na base. A pelagem é curta e grossa, com coloração dorsal variando do marrom avermelhado ao dourado avermelhado e a ventral mais escura.
(VÍDEO) Onça-pintada é flagrada em tubulação para fugir do calor em Lucas do Rio Verde