Grupos teatrais de 12 escolas de Lucas do Rio Verde participam nesta quinta e sexta-feira da terceira edição do Festeco (Festival Escolar de Teatro Ecológico). O evento, promovido pelo Serviço Autônomo de Agua e Esgoto de Lucas do Rio Verde, acontece no plenário da Câmara de Vereadores.
Hoje pela manhã, logo após a abertura oficial do festival, foram apresentadas três peças teatrais. Agora à tarde, a partir de 14 horas, grupos teatrais de três outras escolas se apresentam. A programação prossegue amanhã (20) com apresentações pela manhã e à tarde. A cerimônia de premiação, que contará com a apresentação de uma peça teatral da Cia Teatro Cena 1, acontecerá no sábado (21) à noite, a partir de 19 horas.
Haverá premiação coletiva e individual. Além de troféus, os destaques também receberão premiação em dinheiro dos organizadores. Serão R$ 10 mil distribuídos aos destaques nas categorias em disputa.
“Vamos ter premiações nas categorias infanto-juvenil e juvenil, 7 a 10 anos e de 11 a 17 anos. E além de tudo, fomentar a educação nas escolas, que é esse o nosso objetivo”, destacou o diretor do SAAE, Maurício Fossati.
Produtor cultural em Lucas do Rio Verde, Pretu Nascimento observa que o Festeco é um evento bastante completo, trabalhando em diversos eixos. Ele avalia que a meta é que a comunidade, ao assistir os espetáculos, desenvolva a ideia do uso racional da água, além de trabalhar de forma consciente o descarte do lixo doméstico, preservando o meio ambiente.
“E as crianças dentro de casa também, além da peça, elas levam essa mensagem porque eles são quem fica no pé do pai, da mãe, sobre separar o lixo, a gente sabe o poder que isso tem. Então nossa expectativa é impactar diretamente aqui na peça e indiretamente nas casas, passando essa mensagem que é tão importante da sustentabilidade, da coleta seletiva, da preservação do meio ambiente”.
Integrante do corpo de jurados, o ator e produtor cultural Lucenir Ciolato, de Sorriso, disse que festivais como o Festeco estimulam estudantes a descobrir talentos. “Todo festival é bem-vindo e sempre vem aqueles atores que se destacam, que vem para trabalhar juntamente com a cultura posteriormente”, observou. Lucenir destacou a importância de a iniciativa trabalhar temas relacionados à sustentabilidade e educação ambiental. “É um caminho legal, muito interessante. Importante demais”.
A secretária de Cultura, Luciana Bauer, também prestigiou a abertura. “Uma forma potencial de educação, de comunicação criativa e efetiva. Veja o SAAE com esse projeto incrível que utiliza dessa metodologia do teatro para formar, construir uma cultura de educação voltada com cuidado com o meio ambiente, com os resíduos através da criatividade que só a cultura pode promover”, elogiou.
Caravanas de estudantes de escolas públicas e privadas acompanham as apresentações que são abertas ao público.