Lucas do Rio Verde receberá a primeira ferrovia estadual do Brasil, que segue a todo vapor nas obras. Segundo o informativo Expresso Rumo, de junho de 2023, a Ferrovia Estadual Senador Vicente Emílio Vuolo já teve a primeira obra de arte do projeto concluída, um viaduto que cruza a BR-163 no km 8,6 da ferrovia.
De acordo com a Rumo Logística, empresa responsável pela construção, nos próximos meses darão início a terraplanagem e a drenagem dos primeiros 211 km previstos até Campo Verde. A expectativa é que as operações ferroviárias comecem em 2026 e que a ferrovia chegue a Lucas do Rio Verde, seu último trecho, em 2030.
O contrato para a construção da Ferrovia Estadual Senador Vicente Emílio Vuolo foi assinado em setembro de 2021 pelo Governo do Estado de Mato Grosso e a Rumo Logística S/A, além dos prefeitos dos municípios atendidos pela malha ferroviária. Serão investidos R$ 11,2 bilhões em 730 quilômetros de trilhos, ligando os municípios de Rondonópolis, Lucas do Rio Verde e Cuiabá.
“Nós estamos acompanhando de perto o andamento das obras e sempre conversando com a Rumo a fim de contribuir com os estudos na nossa região. Ao mesmo tempo, estamos fazendo o nosso dever de casa, que é planejar a cidade para o novo ‘boom’ econômico que ferrovia trará”, afirma o prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz.
Ferrogrão
Ainda sobre ferrovias, neste mês, o Supremo Tribunal Federal autorizou a retomada dos estudos da Ferrogrão, que ligará Sinop (Mato Grosso) ao Porto de Miritituba (Pará). Uma nova discussão trata da ampliação da malha ferroviária até Lucas do Rio Verde. O traçado original do projeto contempla 933 km de extensão.