Feriado quente e seco em Mato Grosso: Alerta de baixa umidade para Corpus Christi

Em meio ao calor, a recomendação é clara: hidrate-se constantemente e evite a exposição solar entre 11h e 15h.

Fonte: CENÁRIOMT

Calor surpreende especialistas e acende alerta para novo recorde em 2025
Feriado quente e seco em Mato Grosso: Alerta de baixa umidade para Corpus Christi - Fotos do Canva

O feriado de Corpus Christi, comemorado nesta quinta-feira (19), trará para Mato Grosso o cenário clássico do inverno no estado: muito sol, altas temperaturas e baixa umidade do ar. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) já emitiu um alerta amarelo que abrange diversas regiões, indicando a necessidade de precaução. Em meio ao calor, a recomendação é clara: hidrate-se constantemente e evite a exposição solar entre 11h e 15h.

Na capital, Cuiabá, e em Várzea Grande, o feriado será de sol intercalado com algumas nuvens. Os termômetros podem alcançar os 33 °C no período da tarde, e a umidade relativa do ar deve permanecer abaixo dos 30%, um índice preocupante para a saúde.

[Continua depois da Publicidade]

Já em Chapada dos Guimarães, a manhã de quinta-feira pode apresentar um pouco mais de nebulosidade, mas o sol logo se fará presente. A máxima esperada é de 34 °C, com uma mínima de 18 °C, proporcionando um clima um pouco mais agradável durante a noite e madrugada.

Na região de Nobres, o padrão climático será similar ao da capital, com sol entre nuvens, temperaturas de até 34 °C e ar seco ao longo do dia. As orientações para hidratação e proteção solar são especialmente válidas para esta área.

[Continua depois da Publicidade]

Por fim, em Primavera do Leste, o feriado terá tempo firme e muito seco, com máxima de 31 °C. A umidade do ar será uma preocupação, com índices variando entre 20% e 30%, exigindo atenção redobrada.

Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-dayelle
Graduada em Jornalismo pela Faculdade La Salle em Lucas do Rio Verde (MT), atuou como estagiária na Secretaria Municipal de Educação. Desde 2010 trabalha na redação e, atualmente, é repórter e redatora do CenárioMT nas editorias Mundo, Mato Grosso e Cidadania. Para dúvidas, correções ou sugestões de pauta, entre em contato: [email protected]