Lidar com as mudanças fisiológicas da gestação e entender que existe uma naturalidade neste processo nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente para mães de primeira viagem. Pensando nisso, o Serviço Social do Comércio (Sesc-MT) promove rodas de conversa e orientações em saúde que abordam este e outros temas por meio do projeto “Sesc Família”, com encontros gratuitos nas unidades de Cuiabá (Sesc Arsenal e Dr. Meirelles) e em Rondonópolis.
As atividades do mês de abril iniciam no dia 10 em Rondonópolis, com orientações sobre a hipertensão arterial e diabetes mellitus. O bate-papo acontece das 7h às 10h, gratuitamente na unidade. Já no dia 11 de abril, será realizado o encontro de gestantes na Unidade Básica de Saúde da Família, das 7h30 às 8h30.
Na oportunidade, as gestantes e familiares poderão entender melhor como acontece o desenvolvimento do feto, fases da gestação, mudanças corporais e psicológicas da gestante. Além disso, irão conversar sobre a evolução do parto, primeiras horas na maternidade e os cuidados em casa, até a queda do cordão umbilical do bebê, que acabou de chegar para completar a família.
No Sesc Dr. Meirelles, em Cuiabá, a roda de conversa também aborda as alterações no corpo da mulher durante as fases da gestação. No dia 25/04, das 8h às 10h, grávidas e familiares podem participar do espaço de esclarecimento e acolhimento proporcionado pelos profissionais.
Já no Sesc Arsenal, no dia 11/04, às 19h, será abordado o tema “Direitos – como conhecê-los pode me ajudar na gestação do parto?”, com a participação do grupo de doulas Bem Gerar. No dia 27/04, das 8h30 às 9h30, o assunto será o puerpério, com a psicóloga Deise Vilani. O puerpério é uma fase delicada para as mulheres, que ocorre após o parto e que o corpo passa por muitas mudanças fisiológicas. Tais mudanças afetam tanto o corpo quanto o psicológico das recém-mães, exigindo cuidado e acolhimento de todos que a rodeiam.
O Sesc Família
O projeto Sesc Família surgiu com uma atuação que agrega mães, pais e familiares, dialogando sobre cuidados de saúde, além dos direitos ligados à chegada de um filho. Todas as atividades são executadas por intermédio de uma metodologia ativa e participativa, estimulando o envolvimento de todos os integrantes do grupo.
A diretora de Produtos e Serviços do Sesc-MT, Ellen Camargo, explica que o projeto pretende fomentar a troca de conhecimentos, gerar saúde e acolhimento entre todos os membros da família. “É o momento em que as pessoas se identificam, se informam e podem se preparar para as mudanças naturais da vida”, completa.