A família da aposentada Josefa Lino da Silva, de 72 anos, morta nesta terça-feira (2) em decorrência da Covid-19, disse que a vítima contraiu o vírus em um hospital de Cuiabá após ser internada para fazer uma cirurgia no braço no mês passado.
Josefa é uma das oito mortes por Covid-19 confirmadas pela Secretaria Estadual de Saúde nesta terça-feira (2).
A assessoria do Hospital São Benedito, onde a paciente ficou cinco dias para a cirurgia, informou que até agora não registrou nenhum caso da doença na unidade de saúde e que isso seria “impossível qualquer contaminação a terceiros”.
A nora dela, Priscila Rodrigues, contou que a sogra quebrou o braço após uma queda em casa. Em seguida, ela foi encaminhada ao Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), onde passou sete dias.
Depois desse período, Josefa teria sido transferida para o Hospital São Benedito, onde realizou uma cirurgia no braço no dia 18 de maio e, no dia seguinte, recebeu alta.
“Se ela pegou [o vírus] foi no hospital. Ela começou a passar mal no dia 25 e foi para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento), mas a mandaram para casa”, contou.
No dia 26 do mês passado, Josefa voltou para o Hospital São Benedito para o retorno, segundo Priscila.
“Ela já estava fraca, vomitando. Tudo que comia colocava para fora. Na quinta-feira (28) ela voltou para UPA e a encaminharam para o HMC. O teste para Covid-19 foi feito no dia 29 de maio e o resultado saiu ontem (1°)”, disse.
Após testar positivo, Josefa foi transferida para o Pronto Socorro de Cuiabá, que trata casos da doença. No entanto, segundo a família, antes de ela ser intubada, sofreu uma parada cardíaca e morreu.
Josefa tinha diabetes, hipertensão e sopro no coração.
A aposentada morava com a filha no Bairro Vila Nova, em Cuiabá, e, segundo a família, ela não costumava sair de casa.
Josefa Lino da Silva será enterrada no Cemitério Parque Bom Jesus, em Cuiabá, às 15h30, em uma cerimônia apenas para familiares mais próximos.
Testes na família
Até agora Josefa foi a única da família a contrair o vírus. Segundo Priscila, o marido dela, filho da aposentada, já realizou o exame nesta terça-feira (2) e aguarda resultado.
Priscila, o filho dela, o sobrinho e os cunhados também devem realizar o teste para Covid-19 nessa quarta-feira (3).