O Centro Universitária de Cuiabá (Unic) decidiu antecipar a colação de grau de alunos de medicina para que eles possam trabalhar em unidades hospitalares durante a pandemia de coronavírus.
Já a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) afirmou, por meio da assessoria de imprensa, que cabe aos cursos e às unidades acadêmicas, que precisam deliberar sobre o caso.
Conforme portaria assinada pela reitora da Unic, Maria Angélica mota da Silva Esser, na sexta-feira (17), para ser considerado apto à colação de grau antecipada, o aluno do curso de medicina deve estar cursando o 12º período letivo e ter cumprido pelo menos 7,2 mil horas da carga horária do curso.
Além disso, o aluno deve ter cumprido pelo menos 80% da carga horária total do internato, da sua matriz curricular, ter rendimento acadêmico superior a 80% nos rodízios/estágios já cursados, ter média acadêmica das disciplinas acima de 80% e ter realizado o estágio nas áreas de clínica médica, pediatria, saúde da família e medicina de urgência.
O aluno que estiver apto e se interessar pela colação de grau antecipada, deverá enviar requerimento individual ao coordenador do curso. A equipe responsável irá analisar a situação acadêmica do aluno e verificar se ele atende aos critérios estabelecidos no regulamento e dará retorno em até 5 dias úteis.
Caso esteja apto, o aluno deverá assinar o termo de confissão de dívida que receberá por e-mail e, após a devolução do documento assinado pelo interessado, será dado andamento ao processo de colação de grau antecipada e, na sequência, o aluno receberá contato do coordenador do curso para o agendamento da colação de grau.
Na data da colação de grau será disponibilizada declaração de conclusão do curso e, na sequência, o diploma será emitido, registrado e entregue ao aluno.