Fotografias de pinturas rupestres em Chapada dos Guimarães integram a nova exposição temporária do Museu de História Natural de Mato Grosso, aberta ao público nesta quinta-feira (12.05). As fotos foram feitas no sítio arqueológico de arte rupestre mais estudado da região, chamado de Lapa do Frei Kanuto, onde se encontram manifestações artísticas sobre a história de diferentes povos que habitaram o Estado. A mostra pode ser visitada de quarta a domingo, das 8h às 8h.
Intitulada ‘Vestígios Ancestrais – Arte Rupestre em Chapada dos Guimarães’, a mostra reúne 20 fotografias do sítio Lapa do Frei Kanuto, que consiste em um paredão de 60 metros de comprimento por três metros de altura, localizado no limite entre os municípios de Chapada dos Guimarães e Cuiabá.
“São painéis que evidenciam animais, humanos e símbolos através de pinturas em estilo primitivo, além de gravações em baixo relevo no estilo moderno”, destaca Suzana Hirooka, arqueóloga e geóloga que desenvolveu a pesquisa apresentada na exposição.
Mato Grosso possui 1.588 sítios arqueológicos, segundo o Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (Iphan). Destes, 105 estão localizados em Chapada dos Guimarães, mas acredita-se que há pontos ainda não foram descobertos. Nos sítios arqueológicos, encontram-se vestígios da ocupação humana, como fragmentos de cerâmicas, instrumentos de pedras lascadas ou polidas e arte rupestre.
A exposição do Museu de História Natural de Mato Grosso busca conscientizar a comunidade para a urgência de preservar os sítios arqueológicos visando o conhecimento das futuras gerações. Isso porque, segundo Suzana, esses patrimônios históricos estão vulneráveis à interferência de queimadas, caçadores, curiosos e turistas despreparados.
“É importante dar visibilidade aos sítios arqueológicos e suas potencialidades para despertar a sociedade sobre a importância de se realizar projetos de conservação e preparar o espaço para o turismo harmonioso com o meio ambiente e a cultura local”.
A mostra temporária fica aberta ao público até 14 de agosto.