Exposição MT Solo Cigano celebra cultura e tradição em Mato Grosso

A Galeria Lava Pés recebe a mostra que destaca o universo cigano em múltiplas linguagens artísticas, com entrada gratuita até 25 de outubro.

Fonte: CenárioMT

Exposição MT Solo Cigano celebra cultura e tradição em Mato Grosso
Exposição MT Solo Cigano celebra cultura e tradição em Mato Grosso - Foto: Arquivo AEEC

A exposição em Mato Grosso “MT Solo Cigano” será inaugurada na próxima sexta-feira (26), às 19h, na Galeria de Artes Lava Pés, em Cuiabá. Selecionada pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) por meio do edital Viver Cultura, edição Lei Paulo Gustavo, a mostra apresenta o universo cigano através de fotografia, audiovisual, artes plásticas e literatura.

O lançamento contará com a participação de convidados ciganos e não-ciganos, e a exposição estará aberta ao público gratuitamente, de segunda a sexta-feira, no horário comercial, até 25 de outubro.

[Continua depois da Publicidade]

Realizada pela Associação Estadual das Etnias Ciganas de Mato Grosso (AEEC-MT), a mostra reúne telas, fotografias, videoartes e poemas produzidos por artistas ciganos, com expografia conduzida pelo diretor de Cultura da instituição, Rodrigo Zaiden. Segundo ele, os povos ciganos são nações dentro da nação brasileira, destacando a diversidade cultural que extrapola as fronteiras das 27 estrelas da bandeira nacional.

Inspirada no movimento ciganofuturista, a exposição reflete sobre o futuro das comunidades ciganas considerando suas tradições e modos de vida atuais. Aluízio de Azevedo, um dos idealizadores, explica que o projeto valoriza ancestralidades e raízes culturais para promover inclusão social e combater o anticiganismo, forma de racismo estrutural contra os grupos Calon, Rom e Sinti.

[Continua depois da Publicidade]

De acordo com a curadora Irandi Rodrigues Silva, a iniciativa aproxima o público não-cigano do universo cigano, mostrando um futuro livre de estereótipos e discriminações, e reforça a longa presença dessas comunidades em Mato Grosso, iniciada no início do século XX e consolidada ao longo do tempo.

Embora o IBGE não contabilize oficialmente as populações Calon, Rom e Sinti, levantamento da AEEC-MT em parceria com a Unemat indica a presença de cerca de 1,5 mil pessoas ciganas em aproximadamente 15 municípios do Estado. Mato Grosso também recebe famílias itinerantes vindas de outras regiões do país, inicialmente através de rotas históricas de Minas Gerais e Goiás, envolvendo comércio de produtos diversos e atividades circenses.

O período de fixação de famílias Calon ocorreu entre o final da década de 1960 e início de 1970, com destaque para cidades como Rondonópolis, Cuiabá e Tangará da Serra, que hoje abrigam as maiores comunidades ciganas do Estado.

Serviço

  • Lançamento: sexta-feira (26.9), às 19h
  • Visitação: segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h
  • Local: Galeria Lava Pés – Sede da Secel, Av. Jose Monteiro de Figueiredo, 510 – Duque de Caxias, Cuiabá
Para receber nossas notícias em primeira mão, adicione CenárioMT às suas fontes preferenciais no Google Notícias .
avatar-vitor
Criador de conteúdo especializado em jogos, tecnologia e notícias de Mato Grosso, é redator no CenárioMT e atua também como analista de TI. Desenvolve projetos de game design no tempo livre. Contato para pautas sobre Mato Grosso: [email protected]