O aumento dos números de casos de covid-19 causou uma superlotação nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e, 15 hospitais estão na faixa vermelha de ocupação, como apontam os dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES), na manhã desta quarta-feira (3). Desses, dois estão 100% preenchidos e seis têm apenas uma vaga de UTI disponível.
O Hospital Regional de Sorriso e Rondonópolis sãos os que estão 100% preenchidos e, enfrentam esse panorama há algumas semanas.
Também chama atenção nos números, o caso do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), o qual sempre oscilava entre 40-45% de ocupação nas últimas semanas, e agora deu um salto para 70%, entrando na faixa vermelha. Das 80 vagas de UTIs, 56 leitos estão com pacientes.
Recentemente, o governador Mauro Mendes (DEM) fez um alerta à população sobre o período de Carnaval, apontando a situação das UTIs do Estado.
“Se o cidadão quer se expor aos riscos ele tem direito de fazer isso, mas depois não pode reclamar se faltar UTI. Então as pessoas têm que colaborar. O governo, as prefeituras, os órgãos de controle não vão amarrar ninguém em casa. Não tem como nós fazermos isso. O que podemos fazer é campanha de conscientização, alertar por riscos e por perigos”, pontuou.
Covid em MT
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta terça-feira (02), 219.717 casos confirmados da covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 5.180 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado. Vinte e seis mortes nas últimas 24 horas.
Foram notificadas 1.694 novas confirmações de casos de coronavírus no Estado. Dos 219.717 casos confirmados da covid-19 em Mato Grosso, 7.822 estão em isolamento domiciliar e 205.691 estão recuperados.
Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a covid-19, há 293 internações em UTIs públicas e 291 em enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está em 74,94% para UTIs adulto e em 34% para enfermarias adulto.