Exército intensifica combate a incêndios no Pantanal de Mato Grosso

Fonte: CENÁRIOMT

Exército intensifica combate a incêndios no Pantanal de Mato Grosso
Exército intensifica combate a incêndios no Pantanal de Mato Grosso FOTO: Mayke Toscano/Secom

Os helicópteros do Exército Brasileiro estão em operação constante para transportar militares que lutam contra os incêndios na região do Pantanal, em Cáceres, oeste de Mato Grosso. Pelo Rio Paraguai, balsas carregam tratores essenciais para abrir caminhos e facilitar o combate às chamas por terra.

No Pantanal, o trabalho dos bombeiros é árduo e contínuo. Mesmo após extinguir as chamas visíveis, é necessário monitorar a área, pois o fogo pode continuar avançando debaixo da terra. Um exemplo disso é uma área sem nenhuma chama na superfície, mas com o fogo se propagando lentamente no subsolo.

Para dar suporte às operações, o Exército montou uma base na rodovia Transpantaneira, principal via de acesso ao Pantanal em Mato Grosso. A base tem capacidade para alojar 150 pessoas e inclui um posto médico para primeiros socorros, além de instalações para preparar a alimentação dos brigadistas e oferecer apoio logístico.

Poconé, considerada a porta de entrada do Pantanal em Mato Grosso, não registra chuvas significativas (acima de 10 mm) há três meses. A situação é preocupante, pois o período crítico para incêndios na região começa apenas em setembro. A falta de chuvas agrava ainda mais a vulnerabilidade do Pantanal, demandando esforços intensificados das equipes de combate aos incêndios.

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).