Ex-morador de MT percorre 4 mil km no sul do país de Biz em 20 dias

Com aventura sobre duas rodas, Josué Madeira realizou sonho de conhecer cidades e estados brasileiros

Fonte: CenárioMT

WhatsApp Image 2023 06 20 at 13.26.47 1
Foto: Josué Madeira/Acervo Pessoal

Um ex-morador de Mato Grosso ganhou atenção da mídia de Maringá, Paraná, após realizar uma aventura sobre duas rodas. De motocicleta Biz, ano 2007, Josué Madeira percorreu cerca de 4 mil quilômetros pelos três Estados da região sul do país, visitando cerca de 150 cidades.

Madeira tem 32 anos e é natural de Iguatemi, Mato Grosso do Sul. Ele passou boa parte da infância e adolescência em Colíder, região norte de Mato Grosso. Atualmente ele está morando em Maringá, onde trabalha como vendedor.

Vindo de família humilde, Josué sempre alimentou o sonho de viajar, conhecer pessoas, cidades, mas as condições financeiras impediam projetos de viagem. Apesar disso, sempre manteve a esperança e não teve dúvidas quando chegou o período de férias, em maio desse ano.

“Quando peguei as férias da empresa onde trabalho, resolvi fazer uma viagem com as condições que eu tinha no momento. Confesso que foi a melhor escolha e decisão que tive na minha vida”, descreve.

Problemas mecânicos e frio

Antes de pegar a estrada, Josué encarou alguns contratempos com a Biz 125. Ele teve de mexer no motor da moto e enfrentou problemas na embreagem da motocicleta.

Na estrada, o motociclista voltou a encarar problemas na embreagem do veículo. “Começou a patinar, você engata a segunda, terceira, ela dá aquela patinada que nem ‘scooter’ assim pra poder sair. Mas, mesmo assim eu continuei, porque eu já tinha arrumado”, relatou.

O bagageiro que tinha sido adaptado na motocicleta também deixou o aventureiro na mão. Ele explicou que o suporte de ferro quebrou, deixando o ‘bauzinho’ solto. “Tive que andar uns 200 km com aquele baú na mão”, recorda.

Madeira também encarou temperaturas baixas no percurso. Em São Joaquim, na serra catarinense, os termômetros marcavam 4º durante a passagem do ex-morador de Mato Grosso por lá.

Poucos recursos

Mas nada desanimou o viajante. Nem mesmo o pouco recurso financeiro disponível. Josué teve que procurar para encontrar pousadas ou locais de pouso que cobrassem barato pela hospedagem. Vários estabelecimentos ao longo dessas cidades tinham diárias que giram em torno de R$ 170 a R$ 200.

Como não conhecia os Estados e cidades da região sul, Josué se orientou pelos mapas interativos disponibilizados pela internet. Mas aí encarou algumas dificuldades. “Fiquei tenso em alguns momentos”, revela Josué. “As rotas disponibilizadas pela internet não indicam o que é estrada de chão ou asfalto. Teve lugar que tive de andar em estrada de chão, com pedras, cascalho, muito preocupante, porque se furasse um pneu num lugar daqueles eu estava enrolado”, disse à CenárioMT. “Graças a Deus fui, voltei e não furou pneu, é outra coisa que eu tenho de agradecer muito a Deus”.

Experiência única

Mesmo com todas as dificuldades, o saldo da aventura foi celebrado por Josué Madeira. “Mesmo diante de todas essas minhas limitações pude vivenciar momentos incríveis, lugares maravilhosos e pessoas sensacionais que tive a honra de conhecê-las pessoalmente. Com certeza levarei sempre comigo na minha mente e no meu coração”, ressaltou.

Josué aproveitou a viagem e fez vários registros fotográficos de cidades como Caxias do Sul-RS, Gramado-RS, Florianópolis-SC e Balneário Camboriú-SC. “Aprendi que na vida não importa o quanto você tem de condições, sejam elas financeiras ou não, mas sim o tamanho da sua fé em Deus e da sua força de vontade de fazer acontecer aquilo que você tem desejo de realizá-los”, ponderou.

O jovem vendedor alerta que as pessoas têm que ficarem atentas às oportunidades que vem disfarçadas em meio a provações. “Cuide para não perdê-la e lembre-se de que tem sonhos e desejos em nossa vida que não devemos pensar muito e nem falar pra qualquer pessoa mas sim deixar fluir naturalmente”, sugere.

Segundo Josué, “viajar enriquece a alma, refresca a mente e aquece o coração, e se alimentar de forma saudável fortalece o corpo”.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso.