Estudos finais da Ferrogrão serão apresentados para ANTT

Com data para 22 de julho, estudo indica melhoria do ponto de vista socioambiental no traçado do projeto original

Fonte: Assessoria

agu se manifesta contra lei que permite construcao da ferrograo
© Ricardo Botelho/Minfra

A expectativa é que até o fim de julho um novo estudo sobre a Ferrogrão seja apresentado. Nesta quarta-feira (17/7), representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), da Secretraia Nacional de Transporte Ferroviário do Ministério dos Transportes (MTrans), da Estação da Luz Participações S.A. e da Infa S.A. se reuniram para uma reunião de alinhamento sobre a EF-170, a Ferrogrão.

Durante o encontro, foram debatidas as frentes de trabalho dos estudos de impacto ambiental e do estudo para a concessão que deve ser apresentado para a ANTT no fim deste mês e indica uma melhora no traçado do projeto original na questão socioambiental.

698d5366 7770 4efc 9d97 e4c80490d69b

A Ferrogrão (EF-170) é um projeto de ferrovia que pretende conectar as regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil, estendendo-se por cerca de 900 quilômetros e atravessando os estados do Mato Grosso e Pará. Seu objetivo principal é melhorar o escoamento da produção agrícola do Brasil Central para os portos do Arco Norte, facilitando a exportação de commodities como soja e milho.

A apresentação desses estudos será feita pela INFRA S.A e é um passo importante para garantir que o projeto da Ferrogrão seja viável não apenas economicamente, mas também ambiental e socialmente responsável.

Formado em Jornalismo, possui sólida experiência em produção textual. Atualmente, dedica-se à redação do CenárioMT, onde é responsável por criar conteúdos sobre política, economia e esporte regional. Além disso, foca em temas relacionados ao setor agro, contribuindo com análises e reportagens que abordam a importância e os desafios desse segmento essencial para Mato Grosso.