Estudantes que nasceram no Haiti denunciaram um vergonhoso caso de racismo dentro do restaurante da Universidade Federal de Mato Grosso, em Cuiabá.
Segundo informações, as vítimas relataram que estavam em uma mesa e em determinado momento, uma estudante brasileira levantou-se do local que estava, dirigiu-se aos alunos haitianos e com um tom de deboche ofereceu os restos de comida do seu prato para eles.
Tal fato, após ser denunciado, causou indignação entre os alunos da instituição e também nas redes sociais.
O Programa de Pós -Graduação em História da UFMT publicou uma nota de repúdio sobre o caso.
“Os atos de racismo contra estudantes negros e estrangeiros são profundamente lamentáveis e nos lembram da necessidade sempre urgente da sociedade brasileira, em especial, da universidade discutir profundamente o racismo e toda e qualquer forma de discriminação”, diz trecho.
A Gerência do Restaurante Universitário (RU) se manifestou de forma oficial por meio de nota. Confira na íntegra:
A Gerência do Restaurante Universitário (RU) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Câmpus de Cuiabá, informa que tomou ciência de episódio associado à racismo no refeitório da unidade e empreendeu apurações para se manifestar com segurança a respeito às vítimas. As medidas contemplam a prestação de solidariedade aos usuários do restaurante que tiveram seus direitos violados com a compreensão de que a universidade pública é um espaço plural de produção de conhecimento e formação de cidadãos.
O caso está sendo investigado.