Diante da promessa de frio no final de semana em Cuiabá, a estudante de Arquitetura e Urbanismo da Univerdade Federal de Mato Grosso (UFMT), Lavínnia Magalhães Ferreira, iniciou uma campanha de doação de agasalhos para pessoas em situação de rua.
Ela teve a ideia após ver uma postagem de seu amigo, Lucas Rocha, estudante de Engenharia Civil, que cobrava da Prefeitura de Cuiabá medidas de proteção para aqueles que não poderiam se abrigar durante o frio.
“Estava pensando em uma campanha para que as pessoas andassem com um casaco extra para que pudessem distribuir quando encontrassem pessoas nessa situação”, afirma a estudante.
A iniciativa, que começou com a dupla, ganhou novos colaboradores, agora conta com um grupo de 18 integrantes, entre estudantes da UFMT e pessoas de fora.
As doações podem ser feitas no Centro Acadêmico do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFMT, das 7h30 às 22h, até sexta-feira (2).
“A comunidade mais carente, a parcela marginalizada e ignorada tanto pelo Poder Público quanto por nós mesmos, é a que mais sofre pela falta de equipamentos públicos de amparo”, afirmou Lavínnia, ao destacar a importância da ação solidária.
“Sopão”
O grupo também está se organizando para fazer um “sopão” para os moradores de rua, mas o evento ainda não tem uma data confirmada, já que os integrantes ainda precisam de ingredientes para preparar a refeição.
A estudante afirma que eles estão financiando os gastos, o que complica a realização do evento. Lavínnia conta que eles estão tentando arrecadar mais dinheiro para conseguir tirar a ideia do papel.
“É importante não esquecer que existem realidades muito discrepantes na nossa sociedade e isso é uma forma de despertar o senso de humanidade e de preocupação com o próximo”, disse.
Aqueles que tiverem interesse em fazer doações de agasalho ou para a refeição podem entrar em contato pelo número (65) 9 9297-4000.
Previsão do tempo
Uma nova frente fria está chegando na Capital mato-grossense neste fim de semana, segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe).
O clima começa a mudar no sábado (3), quando a mínima esperada é de 12ºC e a máxima deve chegar a 22ºC.
No domingo (4), os termômetros devem variar de 6ºC e 26ºC e o tempo deve permanecer parcialmente nublado.