“Estou em uma maratona nas últimas semanas e tenho passado por diversas regiões, como o Araguaia, onde estive na semana passada. Pude ver a alegria de um povo que antes era esquecido, que não tinha a presença do Governo do Estado. Mas, Mauro Mendes é um governador de todos os mato-grossenses e está fazendo um grande um trabalho”.
A declaração é do deputado federal Juarez Costa, feita esta semana em evento no Palácio Paiaguás durante anúncio do governador Mauro Mendes de que Mato Grosso obteve nota A no índice que mede a Capacidade de Pagamento do Estado, junto à Secretaria do Tesouro Nacional.
“Quero continuar a ver o Estado no rumo em que está, pois podemos esperar muito mais coisas. Temos regiões ricas, com potencial agrícola e que vão se desenvolver ainda mais com a presença do governo”, ressaltou ele.
Nota A
Mato Grosso integra a lista dos três Estados brasileiros que receberam a nota máxima da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), em relação à capacidade de pagamento. A Nota A é a posição mais alta no ranking de gestão fiscal.
De acordo com os dados da STN, além de Mato Grosso, somente os Estados do Espírito Santo e Rondônia estão no pódio da eficiência em gestão fiscal. A maior parte dos estados possui Nota C e alguns com situação financeira mais crítica têm Nota D.
Na prática, a nota permite que o Governo do Estado economize recursos públicos, sobrando mais dinheiro para investir em obras e ações voltadas à população, pois um estado que possui Nota A no mercado, e tem garantia da União, consegue negociar melhor com seus fornecedores, porque possui credibilidade.