Estelionato no Brasil: 208 golpes são registrados por hora, revela anuário de segurança pública

Fonte: CENÁRIOMT

208 golpes são registrados por hora, revela anuário de segurança pública
208 golpes são registrados por hora, revela anuário de segurança pública

O Brasil tem sido palco de uma onda crescente de estelionatos, com 208 golpes registrados por hora, segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública de 2023. A cada dia, criminosos inovam suas abordagens para realizar fraudes, especialmente por meio de dispositivos eletrônicos como celulares, aplicativos, redes sociais e até ligações telefônicas.

A maior parte das fraudes ocorre por meio de aparelhos celulares ou outros dispositivos eletrônicos. Os golpistas utilizam diversas táticas, incluindo internet, aplicativos de mensagens, redes sociais e chamadas telefônicas, para enganar as vítimas. O delegado Adil Pinheiro, da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Tangará da Serra (239 km a Noroeste de Cuiabá), destaca a importância de estar sempre alerta e desconfiar de ofertas muito vantajosas ou de informações que fogem da rotina.

Uma nova modalidade de golpe tem sido registrada em Mato Grosso: a falsa central telefônica. Nesse esquema, os criminosos ligam para a vítima, frequentemente comerciantes, alegando que sabem de uma suposta ajuda que a vítima deu à polícia, resultando na prisão de uma pessoa. Em seguida, exigem um pagamento sob ameaça de roubo ou morte.

“É crucial que a vítima mantenha a calma e reflita. Se ela não tem envolvimento com qualquer delito, não faz sentido ser ameaçada por alguém que não conhece. Esse tipo de golpe geralmente é orquestrado de dentro de presídios,” explica o delegado Adil Pinheiro, responsável pela investigação de casos de estelionato em Tangará da Serra.

Canais de Orientação e Prevenção

A Polícia Civil de Mato Grosso lançou um canal exclusivo para orientar a população sobre como proceder em casos de fraudes eletrônicas e evitar situações de estelionato. O projeto, que reúne esforços das Delegacias Especializadas de Estelionato de Cuiabá e Várzea Grande, bem como da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos, visa divulgar informações de maneira acessível para que as vítimas saibam como agir rapidamente.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Com informações facilmente acessíveis, as vítimas podem iniciar procedimentos para recuperar contas de redes sociais, denunciar perfis falsos e evitar a disseminação de valores transferidos para outras contas bancárias. Os QR Codes disponibilizados facilitam o acesso rápido às orientações necessárias: Polícia Civil de Mato Grosso – Orientações sobre Golpes.

Estudo da Silverguard: Golpes com o Pix

Uma pesquisa de 2023 realizada pela fintech Silverguard, especializada em segurança digital e proteção de dados, revelou que quatro em cada dez brasileiros já sofreram tentativas de golpes financeiros usando o Pix. Destes, 22% foram efetivamente enganados. A pesquisa também destacou que os golpistas preferem canais de fácil acesso para encontrar suas vítimas.

Com a crescente incidência de estelionatos no Brasil, é fundamental que a população se mantenha vigilante e bem informada sobre as diversas táticas utilizadas pelos golpistas. As autoridades continuam a reforçar as medidas de prevenção e a oferecer recursos para auxiliar as vítimas de fraudes. A conscientização e a precaução são as melhores defesas contra esses crimes.

Para mais informações e orientações sobre como se proteger de golpes eletrônicos, acesse o site da Polícia Civil de Mato Grosso.

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).