A equipe técnica do Escritório Regional de Saúde de Porto Alegre do Norte implantou o serviço de sapataria, anexo ao centro de reabilitação do município, para atender os pacientes com hanseníase que estão em tratamento na Rede Básica de Saúde.
O novo serviço conta com a parceria da ONG internacional Kobras, sediada em Rondonópolis e representada por Manfred Goobel, que doou os materiais. A Secretaria Municipal de Saúde também cedeu o espaço para abrigar a sapataria e custeou a capacitação de cinco servidores que trabalharão na oficina ortopédica.
De acordo com o coordenador das Ações de Hanseníase e Tuberculose da Região Araguaia Xingu, Gonçalo Gomes Souza, é comum que os pacientes em tratamento apresentem um quadro de saúde com alterações na sensibilidade dos pés e úlceras plantares, inclusive pés diabéticos.
“Por atacar os nervos periféricos, a hanseníase é um doença que traz sérios problemas de saúde e pode ocasionar inúmeras deformidades em seus pacientes”, esclareceu o coordenador.
O atendimento aos municípios ocorrerá por agendamento prévio, podendo atender até três pacientes por dia. Com o serviço de sapataria, os pacientes passam a receber palmilhas com adaptação para os calçados, que auxiliam na recuperação e reabilitação do tratamento.