Escola Técnica Estadual de Cuiabá oferece curso de Língua Portuguesa para estrangeiros

O curso gratuito e as inscrições seguem até a quinta-feira (21.09)

Fonte: Marcos Salesse e Paula Shaira | Seciteci-MT

Todas as aulas serão oferecidas presencialmente na Escola Técnica Estadual de Cuiabá.  - Foto por: Seciteci-MT
Todas as aulas serão oferecidas presencialmente na Escola Técnica Estadual de Cuiabá. - Foto por: Seciteci-MT

Com o propósito de promover o aprendizado de um novo idioma e a integração em território mato-grossense, a Escola Técnica Estadual de Cuiabá abriu 40 vagas para o Curso de Português para Estrangeiros. As inscrições seguem até a quinta-feira (21.09), e podem ser feitas por meio do formulário on-line.

Oferecido na modalidade presencial, o curso foi pensado para que migrantes e refugiados possam contar com um espaço para aprender a língua portuguesa e se aproximar da cultura local. A oportunidade de aprender uma nova língua possibilita também maior integração no mercado de trabalho.

Ao todo, o curso, ofertado por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), possui carga horária de 50 horas, com aulas duas vezes por semana, tendo duração máxima de três meses.O material didático foi constituído por meio de módulos que objetivam o desenvolvimento gradativo das capacidades comunicativas, especialmente de escrita e leitura.

Segundo o diretor da Escola Técnica Estadual de Educação Profissional e Tecnológica de Cuiabá, Mauricio Dias, a partir de uma pesquisa de campo foi identificada a existência de uma grande quantidade de migrantes em Cuiabá. A barreira da língua portuguesa também foi apontada como fator dificultador para que essas pessoas ingressassem no mercado de trabalho e/ou universidades.

“Temos em Cuiabá uma grande quantidade de migrantes de países diversos e a Seciteci, através da Escola Técnica de Cuiabá, viu a necessidade de auxiliar essas pessoas com aquilo que lhe possibilitará uma inserção mais rápida ao mercado de trabalho, como também nos cursos de capacitação e acesso ao ensino superior, possibilitando assim melhores perspectivas na vida”, explicou Maurício.

Sendo um curso ofertado na modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC), as aulas serão ministradas no período noturno e começa já no dia 25 de setembro.

Vale ressaltar que as matrículas estão abertas apenas até o dia 21 de setembro, mas podem ser encerradas antes, caso a turma seja preenchida. São pré-requisitos para a inscrição: ser estrangeiro, ter idade mínima de 18 anos e ter cursado ao menos cinco anos da educação fundamental.

O formulário de inscrições pode ser acessado aqui. Já o edital está disponível aqui.

Jornalista apaixonada por astrologia, bem-estar animal e gastronomia. Atualmente, atuo como redatora no portal CenárioMT, onde me dedico a informar sobre os principais acontecimentos de Mato Grosso. Tenho experiência em rádio e sou entusiasta por tudo que envolve comunicação e cultura.