Cerca de 960 alunos participaram nesta quarta-feira (19) à noite da cerimônia de troca de cordel e imposição de insígnia da Escola Militar Tiradentes Soldado Adriana Morais Ramos, em Lucas do Rio Verde. A solenidade reuniu a comunidade escolar e convidados, como o prefeito Miguel Vaz e primeira dama Janice Ribeiro, e os vereadores Daltro Figur e Ideiva Foletto.
A solenidade está entre as mais importantes que ocorrem ao longo na escola militar. A troca de cordel e imposição de insígnias funciona como uma promoção, com os alunos avançando de ano.
“Por exemplo, o aluno do 7º ano em 2022, esse ano passa a ser do 8º ano após ter sido aprovado. Os alunos de cada ano usam cordel de cor específica”, explicou o diretor da Escola Militar Tiradentes, tenente coronel João.
O mesmo vale para a insígnia. Assim como na Polícia Militar, ela ajuda a identificar a graduação do agente de segurança. Os oficiais, por exemplo, têm a insígnia em forma de estrela no ombro. Já os praças levam as insígnias nos braços. “No colégio também tem essa identificação que é feito justamente com a utilização dessas insígnias e os cordéis”, reforça o oficial militar.
A Escola Militar Tiradentes atende 960 alunos nos períodos matutino e período vespertino atendendo estudantes dos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio.
A filosofia da Escola Militar consiste em proporcionar ao educando uma formação pedagógica pautada na hierarquia e disciplina da Polícia Militar e tem como propósito a melhoria do processo de ensino-aprendizagem, reforçando a qualidade da educação nas escolas públicas.