A Escola Estadual Coronel Vanique, no bairro Barro Vermelho, no município de Nova Xavantina (645 km a leste de Cuiabá), foi completamente reformada e voltará a receber estudantes que tinham sido realocados para outros prédios para continuar os estudos.
Antes das obras, a estrutura tinha infiltrações, gotejamentos, mau cheiro nas fossas sépticas, janelas sem funcionamento e vidros quebrados, e pintura deteriorada, entre outros problemas.
Segundo Ana Cristina Fernandes de Oliveira, que foi diretora da escola até o fim de 2020, o prédio nunca havia passado por reforma. “Estava bem deteriorada. Os servidores e a comunidade escolar sonhavam com a reforma havia muitos anos”, relatou.
A reforma geral na E.E. Coronel Vanique teve investimento de R$ 1,48 milhão, por meio de convênio entre a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e a prefeitura local.
Entre as ações, foram feitos reparos na parte elétrica, reconstrução da cozinha, novos vestiários, e melhorias na calçada e no piso, que agora tem acessibilidade e pintura geral. A quadra poliesportiva recebeu cobertura em estrutura metálica e teve o piso trocado.
“Essa escola é muito importante para a comunidade. A palavra-chave hoje é gratidão. Gratidão ao nosso ex-prefeito João Cebola, ao governo Mauro Mendes e ao secretário de Educação Alan Porto. É muito gratificante ver que nossos alunos serão beneficiados”, disse Ana Cristina.
Reordenamento
O prédio totalmente reformado será cedido pelo Governo do Estado para a Prefeitura Municipal. Na Escola Coronel Vanique, até 2020, havia 88 alunos dos Anos Iniciais e 225 dos Anos Finais do Ensino Fundamental.
Com o reordenamento, a Coronel Vanique ficará apenas com os alunos dos Anos Iniciais e, por isso, vai receber os estudantes do 1º ao 5º Anos da Escola Estadual Ministro João Alberto.
Já a João Alberto ficará responsável pelos Anos Finais e vai receber os 225 alunos da Coronel Vanique a partir do 6º Ano.