A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Coordenadoria de Gestão de Pessoas, instituiu a informatização da escala de adicional noturno dos policiais civis, conforme prevista na Portaria 020/2020, inovação que melhora e dá mais eficácia à metodologia de trabalho na instituição. Com essa nova ferramenta, pela primeira vez a Polícia Civil passa a ter os dados das escalas de plantões dos servidores diretamente no formato digital pelo campo correspondente no GEIA (conjunto de Sistemas Corporativos da Polícia).
A informatização da escala de adicional noturno dos policiais civis de Mato Grosso entra em vigor neste mês de junho sendo, a partir de agora, feita exclusivamente por meio eletrônico.
O novo procedimento deixa para trás o grande volume de papel e impressões, aperfeiçoando o tempo de trabalho, dispensa a conferência, celeridade no processo, diminuição de custo, entre outras vantagens e benefícios.O trabalho, que por muitos anos foi realizado manualmente pela equipe da Gestão de Pessoas para análise e conferência das tabelas mensais encaminhadas por todas as unidades policiais, agora passará a ser feita de forma eletrônica e mais segura.
A nova metodologia para lançar as informações no sistema será feita individualmente pelo próprio servidor, em formulário disponível on-line, no prazo fixado de sete dias dentro do período de trabalho e validado pelo chefe imediato.
A partir do momento em que o setor de Gestão de Pessoas receber as informações ocorrerá a redução no tempo na execução dos procedimentos e na compilação dos dados, agilidade na devolução da resposta para o policial e gestor, além da disponibilidade de consulta por parte do servidor.
A nova ferramenta promoverá a redução de determinadas despesas, como o consumo anual de folhas, materiais de expediente e até mesmo os gastos pelas Delegacias Regionais de envio pelo Correio, propiciando assim que esses valores inseridos no orçamento da instituição sejam direcionados para outros investimentos.
De acordo com o coordenador de Gestão de Pessoas, delegado Arnon Osny Mendes Lucas, os avanços tecnológicos já possibilitam que o tradicional meio de formalização de atos administrativos em papel impresso seja realizado por meio eletrônico.
“A Polícia Civil possui o sistema GEIA, no qual a implementação dos pedidos on-line de adicional noturno implicará na redução no consumo anual de aproximadamente 20 mil folhas impressas e outros materiais de expediente, bem como otimização dos recursos humanos e tempo de execução dos procedimentos. Além de possibilitar maior comodidade aos servidores e melhoria na transparência das despesas e informações aos órgãos de controle”, destacou o coordenador.
O coordenador de Gestão de Pessoas reforça ainda que a mudança proposta também vai gerar celeridade no trâmite dos procedimentos dentro da Gestão de Pessoas, que ocorrerá de forma on-line, e assim o envio de pedidos e devolução de respostas e solução de eventuais inconsistências para os servidores correrão em frações de minutos, possibilitando, consequentemente, que os prazos de conclusão dos processos sejam reduzidos de forma significativa.