Representantes de empresas chinesas apresentaram possíveis investimentos em Mato Grosso durante uma reunião com o vice-governador do estado, Otaviano Pivetta, e o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), César Miranda, realizada nesta segunda-feira (25) em Pequim. O objetivo do encontro foi fortalecer o relacionamento entre os governos e explorar oportunidades para a exportação de novos produtos mato-grossenses para a China.
Essa não foi a primeira incursão do governo de Mato Grosso à China. Em novembro de 2023, o governador Mauro Mendes liderou uma missão com representantes do setor produtivo e industrial do estado, com o intuito de abrir novos mercados e consolidar parcerias existentes. Na ocasião, a comitiva mato-grossense participou da China Internacional Import Expo (CIIE), a maior feira de exportação da China.
Durante a reunião com o presidente da Câmara Chinesa de Comércio para Importação e Exportação de Alimentos, Produtos Naturais e Subprodutos Animais (CFNA), Cao Derong, os representantes do governo destacaram a importância de Mato Grosso para a segurança alimentar global, ressaltando o estado como líder na preservação do meio ambiente e na produção de alimentos.
Com apoio da CFNA, o governo de Mato Grosso busca ampliar o comércio exterior com a China, diversificando os mercados além dos produtos atualmente exportados, como grãos, algodão e carne, apresentando as oportunidades de negócios no estado.
Além disso, a comitiva mato-grossense se encontrou com o vice-prefeito de Pequim, Gao Peng, que apresentou empresas interessadas em investir em Mato Grosso, principalmente nos setores do agronegócio, construção e logística. Este foi o primeiro encontro entre representantes de Mato Grosso e da cidade chinesa em uma década.
O dia foi encerrado com o evento Invest In Mato Grosso, voltado para empresários locais, onde foram apresentadas as potencialidades do estado e da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Cáceres, que recebeu autorização para funcionar na semana anterior. A programação incluiu um painel sobre as oportunidades no setor industrial de Mato Grosso.
Desde o ano passado, diversas empresas chinesas têm visitado Mato Grosso para avaliar oportunidades de investimento, e em dezembro de 2023, o governo estadual assinou um memorando de entendimento com a Província de Hainan para promover a cooperação entre as ZPEs. Com a expectativa de mais visitas de empresas chinesas nas próximas semanas, a perspectiva é de estreitamento de parcerias e possíveis acordos de investimento e tecnologia.