Empresários de turismo e fretamento de ônibus e vans fizeram uma manifestação nesta terça-feira (20), em Cuiabá, para cobrar a prorrogação do prazo para o pagamento das mensalidades de veículos financiados pelo BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – e bancos privados por um período de 12 meses.
A manifestação começou às 12h40 e acabou às 14h, de acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob).
Cerca de 40 ônibus e vans participaram da carreata.
O comboio passou pelas avenidas Miguel Sutil, Lavapés, Prainha, Historiador Rubens de Mendonça. O ato terminou no Centro Político Administrativo.
O protesto também aconteceu em outras cidades brasileiras, entre elas Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Belo Horizonte e Curitiba.
O setor defende que a prorrogação do prazo para pagar os financiamentos vai dar fôlego aos empresários do turismo e do fretamento e argumenta que foi fortemente atingido pela pandemia devido às medidas restritivas que impedem a circulação das pessoas.
Em todo o país, o setor responsável pela geração de 180 mil empregos diretos e indiretos e movimenta mais de 50 mil ônibus.
Desde o início de março, representantes do Movimento têm feito diversas articulações junto ao Ministério da Economia e a bancos no intuito de tentar a negociação.