Empaer promove ciclo de palestras técnicas em Cáceres

Foi debatido sobre CAF, introdução a piscicultura e manejo do solo

Fonte: CenárioMT

empaer promove ciclo de palestras tecnicas em caceres
Palestras nas Comunidades Vale do Mangaval, Riacho Doce e Tarumã. - Foto por: Empaer-MT

Durante três dias (10, 13 e 14/12), foi realizado um ciclo de palestras para agricultores familiares das Comunidades Vale do Mangaval, Riacho Doce e Tarumã, localizado no município de Cáceres (225 km ao Oeste de Cuiabá).  Os técnicos da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer), Cleiciany Miranda de Araújo e Walmir Garcia proferiram palestras sobre Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), introdução a piscicultura e manejo do solo. O evento contou com a participação de 50 agricultores.

A técnica em agropecuária Cleiciany, destacou em sua palestra a substituição da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), para o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF) que é um instrumento usado para identificar e qualificar o público beneficiário da Política Nacional da Agricultura Familiar. A mudança ocorre desde o ano passado, com base na Portaria nº 264, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O novo documento permitirá o acesso dos agricultores familiares aos programas sociais do Governo Federal.

Participação de 50 agricultores familiares

Com objetivo de levar informações aos agricultores, a técnica Cleiciany, falou também sobre a introdução a piscicultura e os cuidados necessários para criação de peixes. Enfatizou que a água tem que ser de qualidade e a fonte que abastece o viveiro deve ser suficiente para suprir as perdas por infiltração e evaporação, ocorridas durante um ciclo de produção, e de preferência ser trazida por gravidade, para evitar despesas e manutenção com bombas. Abordou sobre a alimentação com o tipo de ração apropriada, temperatura do viveiro, cuidados para colocar os alevinos na água e outros.

O técnico em agropecuária, Walmir Garcia, explicou sobre manejo do solo, destacando que a análise de solo é o investimento mais barato na agricultura para evitar grandes prejuízos. Para garantir a fertilidade do solo e segurança na produção, o primeiro passo recomendado pelo técnico é fazer análise da terra para detectar possíveis problemas nutricionais. Mostrou como coletar a amostra e deu algumas dicas, como por exemplo, não retirar o material perto de casas, galpões de adubos, e locais de queimadas; coletar as amostras de maneira uniforme e em zig-zag; e retirar os diferentes tipos de solos.

O ciclo de palestras foi uma demanda dos agricultores familiares. O objetivo dos técnicos foi levar informação e atender as necessidades dos próprios agricultores.

 

 

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.