Em MT, ministro da Infraestrutura visita terminal ferroviário e diz que prioridade é concluir obras paradas

Fonte: G1 MT

1 199
Foto: Christiano Antonucci/ Secom-MT

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, visitou nesta sexta-feira (14) o Terminal Ferroviário da América Latina, em Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá, acompanhado pelo governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), e políticos mato-grossenses.

Ele disse da possibilidade de estender o traçado da Ferrovia Senador Vicente Vuolo, a Ferronorte, até Cuiabá. A ferrovia chegou em Alto Garças, Itiquira e Rondonópolis e pelo projeto deve ser prolongada por 200 km para chegar à capital e melhorar o escoamento da produção agrícola, principalmente da região Norte do estado.

“Tem dois caminhos para a ferrovia chegar a Cuiabá. O primeiro é demonstrar a inviabilidade de ter uma concessão autônoma, indo para Cuiabá, e a partir do momento que demonstra a inviabilidade atribui o trecho à própria concessionária que já opera em Rondonópolis, e o segundo caminho temos trabalhado junto com o Congresso que é um projeto de lei que cria o regime de autorização porque havendo manifestação da concessionária a gente autoriza a concessão do trecho”, explicou.

Segundo o ministro, entre as prioridades do governo está a conclusão das obras paradas, antes de iniciar novos projetos.

“Em todos os setores existe essa preocupação, essa concepção de que é necessário eleger prioridades e concentrar e acabar com o que está andando, antes de abrir uma frente nova e vai tirando isso da frente”, declarou.

Ele também visitou trecho da BR-364 no município. Outra obra de interesse da população da região é a duplicação do trecho entre Rondonópolis e Jaciara e do trecho urbano de Rondonópolis.

A Ferrovia Senador Vicente Vuolo chegou em Alto Garças, Itiquira e Rondonópolis, faltando apenas cerca de 200 km para chegar em Cuiabá.

Audiência sobre a Fico

Rondonópolis foi um ponto de parada do ministro. O destino dele mesmo é Água Boa, a 736 km de Cuiabá, onde será realizada uma audiência pública para debater as obras de infraestrutura das rodovias federais e estaduais do trecho de 383 km da Ferrovia da Integração Centro-Oeste (Fico).

A Fico começa na Ferrovia Norte-Sul em Campinorte (GO) e vai até Água Boa. A malha ferroviária vai escoar a produção de grãos para os portos de Santos (SP), Itaqui (MA) e, no futuro, Vila do Conde (PA).

Sou Dayelle Ribeiro, redatora do portal CenárioMT, onde compartilho diariamente as principais notícias que agitam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Com um olhar atento para os eventos locais, meu objetivo é informar e conectar as pessoas com o que acontece em suas cidades. Acredito no poder da informação como ferramenta de transformação e estou sempre em busca de trazer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores. Vamos juntos explorar as histórias que moldam nosso estado!