Reeducandos de 37, das 55 unidades prisionais de Mato Grosso, vão para as salas de aulas nesta terça-feira (11.12) para participar das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para pessoas privadas de liberdade. As provas serão aplicadas também no dia 12 de dezembro em todo o país, em centenas de unidades prisionais. Foram inscritos em Mato Grosso 1.028 reeducandos e, conforme o resultado no Enem, eles podem alcançar a oportunidade de ingresso no ensino superior.
Entre 2015 e este ano, foram inscritos no Enem PPL 3.662 reeducandos. A coordenadora do Núcleo de Educação nas Prisões da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, Fabiana Magalhães, explica que o número expressivo de reeducandos para o Enem 2018 é resultado da sensibilização dos responsáveis pedagógicos junto aos gestores das unidades. “Os pedagogos e gestores das unidades se uniram num esforço conjunto para ampliar o alcance das atividades educacionais com as pessoas privadas de liberdade”.
Até 2016, a participação no Enem servia para que o reeducando pudesse certificar a conclusão do ensino médio. Neste ano houve outra mudança e só podem participar aqueles que já tenham concluído o ensino médio.
Para enfrentar o Enem, professores prepararam aulas de reforço em diversas unidades para auxiliar os reeducandos, principalmente na redação, considerado o maior desafio nas provas do exame. Na Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May, em Cuiabá, as reeducandas tiveram aulões sobre redação e dicas gerais para as provas, com apoio de professores da Universidade Federal de Mato Grosso.
No total, 53 mulheres reclusas devem fazer as provas em três unidades prisionais: cadeias femininas de Nortelândia e Tangará da Serra e a penitenciária da capital.
O Sistema Penitenciário de Mato Grosso possui salas de aula em 46 unidades prisionais e neste ano em torno de 3.400 mil recuperandos foram matriculados nos ensinos fundamental e médio.
https://www.cenariomt.com.br/2018/12/11/enem-sera-reaplicado-hoje-e-amanha-para-27-mil-estudantes/