Ao menos 104 bairros de Cuiabá têm casos de pacientes que já foram infectados pelo novo coronavírus. Distribuição dos registros feito pelo departamento de Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) demonstra também que o Jardim Imperial ainda possui o maior número de notificações. Os dados dos bairros, no entanto, ainda são do dia 30 de maio, e devem ser atualizados nesta terça-feira (9).
O painel de casos divulgado segunda-feira (8), por outro lado, são atualizados. Ele mostra que, até esta data, Cuiabá tinha 283 pessoas internadas em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e enfermarias, entre confirmados e suspeitos da Covid-19.
Na rede hospitalar há 123 pacientes confirmados com Covid-19 internados, sendo 72 na UTI e 51 em enfermaria. Também estão internados 160 pacientes com suspeita da doença, sendo 58 na UTI e 102 em enfermaria.
Além disso, Capital tem 1285 confirmados de residentes no município e 349 de não residentes, mas que estão sendo atendidos na capital. Destes, 284 já estão recuperados da doença e houve 30 óbitos de residentes e 24 de não residentes.
Nesta semana o Comitê Municipal de Enfrentamento ao novo Coronavirus realizou uma reunião. Um dos temas destacados trata-se da ampliação do número de leitos de enfermaria para capital. Nesta segunda-feira, entrou em funcionamento a unidade de apoio para tratamento da Covid-19, a nova estrutura da Unidade de Pronto Atendimento do Verdão.
A UPA conta com total de 26 leitos clínicos que serão destinados exclusivamente para tratar casos suspeitos da doença. Além dele, a capital já conta com Hospital de Referência (que por uma questão de economicidade) emprega a antiga estrutura do pronto-socorro da capital.