Eleições 2026: Projeto inédito do TRE garante escolta policial para vítimas de violência doméstica votarem em Mato Grosso

Iniciativa "Presença Segura" atua de forma experimental neste domingo (4) em três municípios do estado para proteger mulheres que possuem medidas protetivas.

Neste domingo (4) de votação, ao menos cinco mulheres vítimas de violência doméstica com medidas protetivas de urgência contam com um esquema especial para exercer a cidadania em Mato Grosso.

Criado pela Justiça Eleitoral do estado, o projeto inédito “Presença Segura” garante que essas eleitoras vão às urnas acompanhadas por uma guarnição policial, evitando qualquer tipo de assédio ou encontro com agressores que conheçam seu local de votação.

A iniciativa é experimental e foi implantada nesta primeira fase nas Zonas Eleitorais de Pontes e Lacerda, Cotriguaçu e Juruena. O objetivo central da medida é barrar o medo da violência e combater a abstenção eleitoral entre as mulheres que vivem sob grave ameaça.

Como funciona o esquema de segurança na hora do voto

A logística foi desenhada para blindar a eleitora do início ao fim do trajeto no dia da eleição:

  • Contato prévio: Neste domingo, a equipe da Zona Eleitoral entra em contato com a mulher cadastrada para alinhar o horário sugerido e informar quem fará a recepção na escola;

  • Recepção e escolta: Ao chegar ao colégio eleitoral, a mulher é recebida pelo responsável pelo prédio e por uma guarnição da polícia, que a acompanha até a urna;

  • Retorno protegido: Logo após confirmar o voto, a eleitora é escoltada pelos policiais de volta ao seu meio de transporte e acompanhada em segurança até a sua residência.

Raio-X do projeto e cenário da violência no estado

Inspirado em uma experiência do TRE de Santa Catarina, o projeto mato-grossense surge em um contexto de alerta máximo para a segurança das mulheres na região:

  • Pedidos registrados: Em Juruena, quatro mulheres solicitaram o acompanhamento policial para votar. Também houve adesões nos municípios de Cotriguaçu e Pontes e Lacerda;

  • Cenário preocupante: Mato Grosso encerrou 2025 no grupo dos 10 estados com maior número de feminicídios no país, com 54 mortes registradas pelo Governo Federal;

  • Medidas vigentes: Atualmente, mais de 13 mil mulheres vivem sob a proteção de medidas protetivas ativas no estado.

O Tribunal Regional Eleitoral ainda avalia se a estrutura do “Presença Segura” será expandida e reaberta para novos cadastros caso haja segundo turno no dia 25 de outubro.

Google Notícias
Siga o CenárioMT

Receba em primeira mão nossas notícias, tendências e exclusivas.