Eleições 2024: Dezesseis pessoas são presas por crimes eleitorais em Mato Grosso

Fonte: CENÁRIOMT

Dezesseis pessoas são presas por crimes eleitorais em Mato Grosso
Dezesseis pessoas são presas por crimes eleitorais em Mato Grosso Fotos do Canva1

Durante as eleições municipais deste domingo (06), 16 pessoas foram presas em Mato Grosso por cometerem crimes eleitorais. Entre os detidos estão um candidato a prefeito e seu vice, ambos acusados de fazer boca de urna. As identidades dos envolvidos não foram divulgadas.

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT), o estado registrou 51 ocorrências relacionadas a crimes eleitorais. Três dessas situações envolveram diretamente candidatos. Entre as infrações mais comuns estão desobediência, boca de urna, divulgação de propaganda irregular, corrupção eleitoral, compra de votos e promoção de desordem.

As irregularidades foram registradas em diversas cidades do estado, como Cuiabá, Várzea Grande, Sorriso, Pontes e Lacerda, e outras localidades, incluindo Alto Garças, Guarantã do Norte, Peixoto de Azevedo e Nova Ubiratã.

O juiz Aristeu Dias Batista Vilella, Coordenador do Gabinete de Gestão Integrada do TRE-MT, comentou sobre o andamento das eleições e destacou que as infrações mais frequentes são eleitores tentando levar celulares para a cabine de votação e a panfletagem ilegal.

“Essas ocorrências são comuns em eleições, mas, no geral, o processo está transcorrendo de forma tranquila em relação aos crimes eleitorais”, afirmou o juiz.

As eleições seguiram com forte fiscalização para garantir a lisura do pleito em Mato Grosso.

Redatora do portal CenárioMT, escreve diariamente as principais notícias que movimentam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Já trabalhou em Rádio Jornal (site e redação).