Eleições 2020: Cerca de 56% colaboradores receberão recurso para custeio da alimentação via aplicativo

Fonte: CENÁRIOMT

1 14

Cerca de 26 mil colaboradores da Justiça Eleitoral devem receber o auxílio alimentação via aplicativo Carteira BB nas Eleições 2020. A medida que atende as orientações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com relação aos protocolos sanitários de prevenção à Covid-19 traz mais segurança e transparência a utilização dos recursos públicos. Aproximadamente 16 mil colaboradores não receberão o auxílio diretamente, cabendo à Zona Eleitoral fornecer toda a alimentação durante o dia da votação.

 “São mesários, auxiliares, administradores de prédio, forças de segurança, enfim, as pessoas que vão trabalhar no dia da eleição. Todas elas têm direito à alimentação no dia da eleição, com exceção dos servidores da Justiça Eleitoral. Devido à Covid-19, para evitar o preparo de alimentos nos locais de votação, assim como concentrações em refeitórios, foi determinado que se adotasse ferramentas tecnológicas para o pagamento do auxílio alimentação de R$ 40 diretamente a estes colaboradores onde fosse possível”, destacou o diretor geral do TRE-MT, Mauro Diogo.

E é justamente esta dificuldade de atender a todos que mantém a necessidade de fornecer alimentação em vários locais de votação. “Nas reuniões que fizemos com os chefes de cartório ficou evidente que nem todos os municípios possuem uma estrutura adequada para que os mesários possam utilizar o aplicativo para adquirir sua alimentação. Isso vale principalmente para locais de votação na zona rural, áreas indígenas, ou mesmo em locais com falta de comércios próximos”, explicou o coordenador de Orçamento e Finanças, Eduardo Vieira de Araújo.

Carteira Digital BB

O aplicativo Carteira Digital BB deve ser instalado no smartphone do colaborador (mesário, força de segurança e demais auxiliares), sendo que o usuário informa seus dados pessoais. Não é necessário possuir conta bancária no Banco do Brasil, ou mesmo em outros bancos. No dia da eleição, será depositado o auxílio na carteira destes colaboradores, porém o valor estará bloqueado. Após verificar que o colaborador está em efetivo exercício de sua função na Eleição, a Zona Eleitoral irá informar uma contrassenha para liberação do auxílio.

Pelo planejamento da Justiça Eleitoral de Mato Grosso, serão investidos 1.952 milhões com a alimentação dos colaboradores. Deste montante, 896 mil já serão pagos via Carteira Digital BB. Além do auxílio alimentação aos colaboradores, está incluso neste valor a alimentação de pessoas detidas durante o pleito (cadeião) e o fornecimento de água para os locais de votação.

O colaborador que não comparecer ao seu posto no dia da eleição não fará jus ao benefício.

Com a Carteira BB pode-se pagar diretamente produtos e contas utilizando o QR-code, ou, efetuar transferência para qualquer banco sem cobrança de taxas.

Nos locais onde a Zona Eleitoral fornecer a alimentação, seja via contratação de empresas terceirizadas, ou via preparação na própria escola, cada colaborador terá direito a desjejum, almoço e dois lanches no período vespertino.

“Existe uma autonomia de cada Zona Eleitoral que foi respeitada. É o juiz eleitoral que conhece as dificuldades de cada local de votação, que sabe onde sua equipe necessita do fornecimento de alimentação e onde é possível avançar tecnologicamente. Acreditamos que este é um caminho que deve ser mantido e ampliado nas próximas eleições”, concluiu Eduardo.

Sou Dayelle Ribeiro, redatora do portal CenárioMT, onde compartilho diariamente as principais notícias que agitam o cotidiano das cidades de Mato Grosso. Com um olhar atento para os eventos locais, meu objetivo é informar e conectar as pessoas com o que acontece em suas cidades. Acredito no poder da informação como ferramenta de transformação e estou sempre em busca de trazer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores. Vamos juntos explorar as histórias que moldam nosso estado!