Uma elefanta, que foi resgatada de um circo e atualmente vivia em um zoológico em Sergipe, segue viagem com destino ao Santuário de Elefantes Brasil (SEB), em Chapada dos Guimarães, a 65 km de Cuiabá. Rana saiu de Aracaju nessa terça-feira (18).
A viagem deve durar de 3 a 4 dias em um percurso de 2,7 mil km, aproximadamente. Durante a viagem, Rana deve passar por quatro estados, saindo de Sergipe e passando pelos estados da Bahia e Goiás, até chegar em Mato Grosso.
Rana foi doada pela Fazenda Boa Luz ao Santuário, no dia 13 de novembro, e agora deve se juntar a Maia e Guida, as primeiras elefantas que chegaram no santuário. Elas também eram atrações em shows de circos na Ásia e chegaram em Mato Grosso em 2016.
Segundo o santuário, Rana já viajou o mundo se apresentando e teria chegado ao Brasil em 1967 com um circo para apresentações em Recife (PE). De lá para cá, trabalhou em diversos circos até chegar ao zoológico, em 2012.
A transferência
O procedimento de transferência da elefanta teve início na quinta-feira (13). Uma equipe da ONG colocou um contêiner, que será usado para transportá-la, quatro dias antes da transferência para que Rana pudesse se adaptar ao clima e estrutura.
De acordo com o santuário, durante os quatro dias, o animal foi alimentado dentro do contêiner onde estrava e saía livremente. Já no domingo (16) as portas foram fechadas e abertas logo depois. O procedimento foi repetido por diversas vezes.
Na tarde desta terça-feira, o contêiner foi fechado pela última vez e Rana foi alçada por um guindaste e colocada em segurança sobre o caminhão de transporte.
Segundo o Santuário, ela já está a caminho e a chegada está prevista para sábado (22).