Educação terá Plano de Desenvolvimento Estratégico Decenal em Lucas do Rio Verde

Cinco eixos visam garantir a estrutura necessária para fornecer educação básica de excelência

Fonte: Neri Malheiros

pref lrv 9

O rompimento com a visão de curto prazo que costuma nortear os programas de governos, sem o estabelecimento de uma política de Estado que evite as costumeiras descontinuidades na administração pública, representa o fio condutor do Plano Estratégico 2017/2027 elaborado pela Secretaria Municipal de Educação de Lucas do Rio Verde.

A proposta, segundo a secretária de Educação, Cleusa Marchezan De Marco, contou com a participação efetiva dos servidores e lideranças e significa a criação de uma identidade institucional e organizacional referenciada no Plano Nacional e Municipal de Educação que servirá de guia para os gestores atuais e para os futuros gestores.

“Foram sete meses de muito trabalho para chegarmos ao diagnóstico conjuntural, que considerou os cenários interno e externo à instituição, a identidade institucional, com a missão, visão e valores, mapa estratégico, com objetivos, indicadores de desempenho e metas de curto e longo prazo, e um conjunto de iniciativas e ações voltadas para intervir na realidade de forma transformadora”, observa.

A fase final envolve a elaboração do plano de ação das diferentes áreas que integram a Secretaria e são responsáveis pela garantia da qualidade do ensino e avanço dos atuais indicadores do município detentor do segundo melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do estado de Mato Grosso.

Mais de mil profissionais – cerca de 60% professores e 40% não docentes – atendem os quase 11 mil alunos das 16 unidades escolares urbanas e das duas pertencentes à zona rural. “Temos enormes desafios pela frente, como a implantação do Documento de Referência Curricular, melhorar ainda mais os índices de alfabetização das crianças, as notas do Ideb e a proficiência dos estudantes dos anos iniciais e finais e o nivelamento da aprendizagem daqueles alunos vindos de outras regiões e a garantia de matrícula e de salas de aula para que ninguém fique fora da rede escolar”, ressalta a secretária.

Os cinco eixos ou objetivos estratégicos que compõem o plano decenal deverão “garantir educação de excelência, visando o pleno desenvolvimento e valorização humana para o exercício da cidadania, de forma democrática e sustentável”, defende ela.

O tema “Sociedade”, por exemplo, um dos cinco eixos, reúne cinco dos dezesseis tópicos totais: assegurar a universalização da educação básica; melhorar permanentemente a qualidade do ensino; atender as especificidades educacionais; assegurar formação integral para o pleno exercício da cidadania; e garantir a permanência e a terminalidade dos estudos na idade apropriada.

Em “Gestão Democrática e Infraestrutura” são mais três tópicos: garantir a gestão educacional participativa e com controle social; garantir o currículo escolar humanizado; garantir o suporte para o desenvolvimento das ações educacionais.

“Processo Interno”, com outros três tópicos: garantir a cooperação entre os entes da federação e demais secretarias da administração municipal; assegurar a celeridade dos processos internos; e assegurar o acesso à informação e publicidade das ações; “Valorização profissional”, com dois tópicos: assegurar o desempenho e valorização dos profissionais da Educação; desenvolver a cultura socioambiental; e “Financeira”, com outros três pontos: garantir a aplicação dos recursos destinados à educação básica conforme preceitos legais; assegurar a captação de recursos financeiros junto a outras instituições; e assegurar eficiência na execução orçamentária/financeira, completam a lista

CenárioMT - Publicamos notícias diariamente no portal! Notícias em primeira-mão e informações de bastidores sobre o que acontece em Mato Grosso.