Um haitiano de 48 anos, foi morto ao atacar um policial durante um surto psicótico na manhã desta terça-feira (10), em um grilo no bairro Barreiro Branco, em Cuiabá. A esposa dele pediu ajuda à Polícia Militar porque o homem estava em surto há dois dias. Com a chegada da PM, o rapaz atacou um dos soldados e acabou sendo atingido com um disparo de arma de fogo.
De acordo com o 3º Batalhão da Polícia Militar, as equipes foram acionadas para dar apoio ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) que iria prestar atendimento ao haitiano. No local, a esposa da vítima relatou que o marido sofre de problemas psiquiátricos, que estaria há dois dias trancado em sua residência e que inclusive teria a agredido no último domingo (8).
Durante a conversa dos policiais com a mulher, o haitiano pegou uma faca que estava escondida e desferiu um golpe contra um dos policiais, causando ferimentos na cabeça e no rosto do PM. Os dois entraram em luta corporal e, para assegurar a vida do militar, outro policial que acompanhava a ocorrência disparou um tiro de arma de fogo no homem.
O Samu, que já estava presente no local, prestou os primeiros socorros ao soldado da PM e o encaminhou para o Hospital Santa Rosa, em Cuiabá. O policial não corre risco de morte.
O haitiano foi levado pelos policiais para o Pronto Socorro Municipal para receber atendimento médico, porém devido à gravidade do ferimento ele acabou morrendo ao dar entrada na unidade. A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) esteve no local para realizar os trabalhos.
A Corregedoria da Polícia Militar está acompanhando a ocorrência e instaurará procedimento para apurar a conduta dos policiais.